PASCOM DIOCESANA CONCLUI OFICINA DE PLANEJAMENTO

A Pascom diocesana concluiu no último sábado, dia 20, a oficina de Planejamento Estratégico para a Pastoral. Na reunião realizada no prédio da Cúria Diocesana foram definidos os planos de ação e as estratégias para iniciar uma comunicação efetiva entre Paróquias e comunidades. A oficina foi totalmente orientada por Davi Paunovic, especialista em gestão estratégica e competitividade e MBA em Marketing. Ele é também membro da Pascom Diocesana e coordenador da Pascom da Paróquia São Roque, em Itapetininga.

De acordo com Davi, na oficina percebeu-se como foco principal a definição de Processos de comunicação interna e de uma agenda paroquial. “É necessário organizar a ‘casa’ para que possamos atender as expectativas que existem na atuação da Pascom. E cada Pascom – a nível paroquial – precisa definir bem seus limites também. Com esses norteadores, poderemos entregar um trabalho melhor e ser meio de comunicação entre as demais Pastorais e a comunidade”, conta.

Agora com a construção dos processos de trabalho, afirma Davi, será possível criar um documento que norteará a ação da Pascom, como iniciar as atividades nas paróquias e comunidades, além de agilizar a comunicação entre Paróquias e os veículos de comunicação da Diocese de Itapetininga.

A Oficina

A Oficina de Planejamento iniciou no mês de maio com a realização de duas etapas, uma no dia 9 e a segunda, no dia 16 de maio. Na primeira etapa, Davi ministrou palestra sobre a metodologia de planejamento estratégico para realização de um Plano de Ação para a Pastoral, em âmbito paroquial. Já na segunda, a equipe traçou os objetivos primários e secundários do planejamento e mediante a estas orientações, analisou os desafios e prioridades da realização de cada um deles.