Pe. Cristovam Iubel ministra encontro para agentes da Pastoral do Dízimo

Pe. Cristovam

A Pastoral do Dízimo promoveu o 15º Encontro Diocesano para seus agentes na Casa de Retiro Betânia, em Itapetininga (SP). Com o tema “Dízimo, expressão de fé e vida na comunidade” foi ministrado pelo assessor nacional da Pastoral do Dízimo, Pe. Cristovam Iubel, aos 300 participantes. Ele abordou os pilares e as cinco dimensões do Dízimo.

Pe. Marcos e agentes da Pastoral

Pe. Cristovam fez várias reflexões com os participantes do encontro, iniciou com o tema “Dízimo como expressão de fé”. Citando o Papa Francisco, o sacerdote recorda que “Deus é GRAÇA”. “Deus nos dá de graça, por isso, devemos devolver gratuitamente aquilo que Ele nos concedeu. A comunidade não pode ser fechada, que se preocupa somente consigo mesmo, mas sim que anuncie o SENHOR. Cada comunidade deve começar a partir daquilo que já tem. O Dízimo é para facilitar a evangelização. Tudo que for comprado deve ser para evangelizar”, completa.

Ele ressalta que o “Dízimo é proposta, e não imposição”, ou seja, “devemos ser dizimistas quando somos conscientes que esse é um gesto de fé”. O assessor destaca que “quando é uma decisão minha, o Dízimo é prazeroso; quando é forçado passa a não ter sentido”, e continua afirmando que, “o primeiro compromisso é o anúncio do Evangelho. O Dízimo ajuda a caminhar para esse Evangelho”.

O assessor sugere ainda uma abordagem pessoal para com os dizimistas e explica que há necessidade de orienta-los referente a quantia e a fidelidade que disponibilizam o Dízimo. Para ele, a pessoa deve contribuir de acordo com suas condições financeiras, uma vez que esta quantia, representa uma “oferta de amor”, possui em si o valor do trabalho desta pessoa.

Pe. Marcos Donizetti de Souza esteve assessorando todo o encontro e Dom Gorgônio presidiu a celebração eucarística para os agentes.

Fotos: William Furtado/Diocese de Itapetininga