Rádio Conexão Católica

RECONHECIDAS VIRTUDES HEROICAS DO PE. JOÃO SCHIAVO

Nesta segunda-feira (14/12), o Papa recebeu em audiência o Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Card. Angelo Amato, S.D.B.. No decorrer da audiência, o Santo Padre autorizou a Congregação a promulgar 17 decretos, entre os quais o reconhecimento das virtudes heroicas do Servo de Deus João Schiavo, Sacerdote professo da Congregação de São José, os Josefinos de Murialdo.

Nascido em Sant’Urbano de Montecchio Maggiore, em Vicenza na Itália, ele foi ao Brasil em 1931 para trabalhos missionários no Rio Grande do Sul. A maior parte de suas obras foi realizada em Caxias do Sul, nas localidades de Fazenda Souza, Ana Rech e Galópolis.

Profundamente dedicado à formação de jovens seminaristas e ao abrigo de menores desamparados, Padre João Schiavo criou três casas de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: os abrigos de menores de Caxias do Sul, Pelotas e Rio Grande. E também ajudou na construção de uma escola para meninos e meninas pobres de Caxias do Sul.

Após sua morte, em 1967, uma forte devoção tomou conta dos fieis com a realização de missas e procissões em sua memória. Quem acompanha a causa de beatificação do Padre João Schiavo junto ao Vaticano é o Padre gaúcho Orides Balardim.

Entre os decretos autorizados pelo Papa, está o de reconhecimento das virtudes heroicas do Servo de Deus Angelo Ramazzotti, Patriarca de Veneza, Fundador do Instituto para as Missões Exteriores (PIME).