Relíquia do Beato Frederico Ozanam chega à Diocese nesta quarta (20)

A relíquia do Beato Antonio Frederico Ozanam, principal fundador da Sociedade São Vicente de Paulo, chega à nossa Diocese nesta quarta-feira (20). A relíquia percorrerá principalmente as entidades mantidas e assistidas pelos Vicentinos. Segundo o site SSVP Brasil, a relíquia está percorrendo os Conselhos Metropolitanos Vicentinos do país desde março de 2018 e a visita deve ser encerrada em dezembro de 2020. O primeiro local a receber a visita em nossa Diocese é o Conselho Central de Itapetininga. As visitas serão realizadas até o próximo dia 25 (segunda-feira).

De acordo com o site ainda, “a peregrinação da relíquia deve motivar cada vez mais a devoção dos vicentinos ao bem-aventurado Antonio Frederico Ozanam. Desta forma, acredita-se que no período em que estiver em trânsito, muitos milagres podem acontecer, sendo atribuídos ao principal fundador da SSVP. A oração para a canonização do beato Ozanam deve ser rezada com muito fervor neste tempo de peregrinação”.

A Relíquia do Beato

Conforme a SSVP Brasil, “a relíquia consiste em um pedaço de linho na cor creme, que o bem-aventurado usava quando foi enterrado. O tecido era parte de um manto colocado para envolver o corpo, segundo um ritual típico dos franciscanos, porque Ozanam também participava da Ordem Terceira Franciscana. Em 1929, quando houve a exumação do corpo, a família de Ozanam autorizou que o Conselho Geral Internacional retirasse uma parte do linho para transformá-lo em pequenas relíquias. Uma delas foi doada ao CNB em 2017, durante a posse do presidente Cristian Reis da Luz e diretoria. E é ela que peregrinará pelo país. A relíquia foi afixada em uma imagem de cerâmica que retrata Ozanam. A estatueta é envolta a uma cúpula de vidro. O objeto constitui uma forma de manter sempre viva a memória do principal fundador e torna-se também um item de veneração”.

Peregrinação na Diocese

A relíquia está em peregrinação no Conselho Metropolitano de Jundiaí – do qual os vicentinos de nossa diocese pertencem – desde o início de março. Confira abaixo o cronograma de atividades organizadas pelos Conselhos Centrais de Itapetininga e Tatuí para a visita da relíquia:

20/03 (quarta-feira)

13h30 – Chegada a Itapetininga no Lar São Vicente de Paulo;
14h – Missa no Lar São Vicente de Paulo, na Vila Carolina;
19h30 – Missa na Casa da Criança São Vicente de Paulo presidida pelo assessor eclesiástico, Pe. Cristiano Benedito José Chicuta.

21/03 (quinta-feira)

Visita aos assistidos da SSVP e aos Conselhos Particulares de Itapetininga;
19h30 – Terço vicentino na sede do Conselho Central de Itapetininga (Vila Aparecida).

22/03 (sexta-feira)

7h – Missa na Paróquia Bom Jesus do Bom Fim, em Pilar do Sul, presidida pelo pároco, Pe. Elias Soares Jr;
9h30 – Terço vicentino na sede do Conselho Particular de Pilar do Sul;
14h – Terço vicentino na sede do Conselho Particular de Nossa Senhora  das Dores, em Sarapuí;
19h30 – Missa na sede do Conselho Particular de Nossa Senhora das Dores, presidida pelo pároco da Matriz de Sarapuí, Pe. Sirlei Ap. de Oliveira.

23/03 (sábado)

9h30 – Chegada da relíquia na Capela de São Vicente de Paulo, em Tatuí (SP);
10h – Missa na Capela presidida pelo Pe. Cristiano;
12h – Peregrinação da Relíquia no Conselho Part. Sagrado Coração de Jesus de Tatuí;
14h30 – Peregrinação da Relíquia no Conselho Part. Vicentino de Tatuí;
17h – Peregrinação da Relíquia no Conselho Part. São Judas Tadeu de Tatuí.

24/03 (domingo)

8h – Chegada da relíquia em Cesário Lange;
8h30 – Missa na Paróquia Santa Cruz, em Cesário Lange (SP), presidida pelo Pe. Cristiano;
10h15 – Chegada da Relíquia na Paróquia São José Operário, em Tatuí, para Missa que será presidida pelo pároco, Padre André Viana;
11h30 – Peregrinação da Relíquia no Conselho Particular São José Operário de Tatuí;
14h – Exposição da Relíquia no Lar São Vicente de Paulo de Tatuí;
15h – Saída da Relíquia para a cidade de Capela do Alto;
15h30 – Chegada da Relíquia na sede do Conselho Particular São Francisco de Assis, em Capela do Alto;
16h30 – Peregrinação da Relíquia no Conselho Particular São Francisco de Assis;
19h – Missa na Matriz São Francisco de Assis de Capela do Alto, presidida pelo pároco, Padre Carlos Eduardo de Oliveira.

25/03 (segunda-feira)

09h10 – Visita às casas dos vicentinos afastados e enfermos.
17h – Encerramento da peregrinação e translado da relíquia para Alumínio (SP).