Quinta-Feira Santa: Ceia do Senhor

Nesta quinta-feira Santa, (28), celebramos a Missa da Ceia do Senhor com a cerimônia do Lava-Pés. Na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga, Dom Gorgônio preside a Santa Missa às 19h30.

Nesta celebração relembra-se três acontecimentos muito importantes: a instituição da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio Ministerial e o Mandamento do Amor, chama-se de Tríduo pascal. Jesus Cristo em sua última Ceia, na noite em que foi traído, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies de pão e de vinho (Instituição da Eucaristia) e as deu aos apóstolos como alimento e mandou aos seus sucessores no sacerdócio fazerem disso a oferta, dizendo “Fazei isso em memória de mim” (Instituição do Sacerdócio Ministerial).

Nesta mesma noite em todas as Igrejas do mundo é retirado de dentro do sacrário a hóstia consagrada, o corpo de Cristo, e é posto em um local digno fora das Igrejas e capelas, e permanece lá até o Sábado Santo. O ato de se deixar o sacrário vazio dentro das Igrejas recorda-nos o momento que nos é retirado Nosso Senhor Jesus Cristo para ser entregue a morte, e depois colocado no sepulcro.

Durante a celebração recorda-se do momento em que Jesus, antes da instituição da eucaristia, lava os pés de seus discípulos, para que esses, e seus sucessores, depois fizessem a mesma coisa.

Simbolismo do amor que Jesus nos amou, um simples gesto de humildade e serviço ao próximo (Mandamento do Amor).