SEGUNDA PORTA DA MISERICÓRDIA SERÁ ABERTA NO DIA 23

A segunda Porta Santa da Misericórdia a ser aberta será a do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, em Itapetininga, no próximo dia 23. Assim como ocorreu no dia da Abertura do Ano Santo, será também realizado o atendimento de confissões entre às 14h e às 17h na quarta-feira (23/12) e à noite, às 19h30, haverá a abertura da Porta Santa. O Jubileu Extraordinário da Misericórdia foi aberto na Diocese de Itapetininga no último sábado (12/12), Festa de Nossa Senhora de Guadalupe. As atividades do Ano Santo se encerrarão no dia 19 de novembro de 2016.

Na manhã desta quarta-feira (16/12), Papa Francisco ao falar sobre os sinais do Jubileu durante a Audiência Geral, afirmou que “atravessar a Porta Santa é sinal da nossa confiança no Senhor Jesus que não veio para julgar, mas para salvar. É sinal de uma verdadeira conversão do nosso coração”. O Pontífice recordou também que a salvação “não se paga, não se compra, é grátis”, advertindo para quem eventualmente quiser cobrar de algum fiel esta experiência. “A Porta é Jesus, e Jesus é gratuito!”.

O Jubileu está totalmente ligado ao Sacramento da Reconciliação (confissão) e à Eucaristia. Sobre estes sinais, o Santo Padre disse que “aproximar-se do Sacramento da Reconciliação equivale a fazer experiência direta da misericórdia de Deus”. Para quem afirma que não consegue perdoar, Francisco afirmou que não podemos pedir a Deus que nos perdoe se não somos capazes desse gesto. “Certamente perdoar não é fácil, porque o nosso coração é pobre e contando somente com suas forças não se pode conseguir. Mas nos abrindo à misericórdia de Deus, seremos também nós capazes de perdoar”.

Programação do Ano Santo

Confira abaixo as datas e locais onde serão realizadas atividades relacionadas ao Ano Santo em 2016:

28 de janeiro: abertura da Porta Santa no Santuário São Judas Tadeu, em Tatuí.

29 de janeiro: abertura da Porta Santa no Santuário São Miguel Arcanjo, em São Miguel Arcanjo.

2 de fevereiro: abertura da Porta Santa no Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Tatuí.

4 de março: 24 horas de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

6 de março: abertura da Porta Santa no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Tatuí.

3 de junho: celebração do Ano Santo da Misericórdia para os Padres.

12 de junho: celebração do Ano Santo da Misericórdia para doentes e idosos.

13 de agosto: celebração do Ano Santo da Misericórdia para os diáconos.

28 de agosto: celebração do Ano Santo da Misericórdia para os catequistas.

30 de outubro: celebração do Ano Santo da Misericórdia para juventude.

19 de novembro: Encerramento do Ano Santo da Misericórdia na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga.

Bula Misericordae Vultus (Rosto da Misericórdia)

Foto: Arquivo/Diocese de Itapetininga/William Furtado