SEMINARISTAS PARTEM RUMO À MISSÃO NA AMAZÔNIA

Os Seminaristas Jean Michel de Oliveira Campos, Cristiano José Benedito Chicuta e Márcio Mendes Ribeiro partirão no dia 25 de dezembro rumo à Missão na Amazônia. De acordo com o Seminarista Jean, os três participarão da IV Experiência Missionária da Arquidiocese de Porto Velho (RO), a ser realizada na cidade de Canutama, no interior do Amazonas, com uma população de aproximadamente de 15 mil habitantes. As missões acontecerão entre os dias 27 de dezembro de 2015 e 24 de janeiro de 2016.

seminaristas-missões
(Na imagem, da esq. p/ dir.) Seminaristas Cristiano, Jean e Márcio

Durante esse período, a Experiência Missionária trabalhará em três etapas: formação, visitação e avaliação/retiro. Segundo o Seminarista Jean, na primeira etapa são apresentadas algumas características do local onde atuarão e serão feitos preparativos para as atividades da missão; na segunda, acontecerão as visitas às famílias e às comunidades que já estão preparadas para receber os missionários e, na última etapa, é feita uma avaliação e o retiro espiritual.

Sobre a experiência missionária, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, afirmou ser esse um período que contribuirá para formação e fortalecimento do espírito missionário dos participantes. Para ele, “é fundamental prepararmos missionários que possam vivenciar o ministério ordenado, a vida religiosa consagrada, a vida como cristãos leigos e leigas, a partir de experiências concretas que marquem a vida deles e a nossa, pois são e precisam ser experiências fundadas no Evangelho e enraizadas na vida do povo de Deus”.

10885421_1058753650816704_5036459531622985474_n

Para o Seminarista Jean, o que o motiva a participar das missões é deixar-se “ser interpelado pela realidade social, cultural e eclesial desta região de missão, sendo ela diferente do contexto e realidade diocesana na qual estou acostumado a exercer minhas atividades pastorais. Assim busco conhecer as diversas, belas e ricas faces de nossa Igreja, onde estarei disposto a compartilhar, vivenciar e receber, sempre na perspectiva de um olhar fraterno ao próximo, fazendo o uso da prática e da fé”.

Participaram também das missões no Amazonas em outras edições, os Diáconos Leandro de Almeida Fogaça, Luiz Paulo Batista Braga e Diogo Fogaça e os Seminaristas Rodolfo Rodrigues e Leonardo Mendes Sonsin.