Tem início o Sínodo dos Bispos sobre “os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”

“Que o Espírito Santo nos dê a capacidade de sonhar”, diz o Papa Francisco. O Santo Padre abriu nesta manhã de quarta-feira (03/10), com a Santa Missa às 5h (horário de Brasília), os trabalhos no Sínodo dos Bispos que tem como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Cinco Bispos do Brasil participarão de todo processo, são eles: Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília, presidente da CNBB e Relator Geral deste Sínodo; Dom Jaime Spengler OFM, Arcebispo de Porto Alegre; Dom Eduardo Pinheiro SDB, Bispo de Jaboticabal (SP); Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo de Coadjutor de Duque de Caxias e Dom Vilsom Basso SCJ, Bispo de Imperatriz e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e o jovem Lucas Barbosa Galhardo, membro da coordenação nacional de jovens (convidado pela Comissão Sinodal).

Confira AQUI o resumo da homilia do Santo Padre aos jovens e aos bispos sinodais

Todos os jovens de nossa diocese são chamados a acompanhar o Sínodo dos Bispos por meio das redes sociais e do site www.jovensconectados.org.br/sinodo. O site da Comissão Nacional para a Juventude da CNBB acompanhará em tempo real todo processo sinodal ao longo destes dias, inclusive, com boletins diários e artigos sobre diversos assuntos que serão levantados pelos bispos sinodais. É possível também acompanhar pelo aplicativo de celular “Jovens Conectados”.

Dom Gorgônio convida a toda juventude diocesana a orar também pelos Bispos e jovens que presenciaram e vivenciam este tempo de graça para toda a Igreja. “Que possamos orar com o Santo Padre por este momento tão importante para a Igreja e para a Juventude de todo mundo”:

ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO PELOS JOVENS

[Em vista do Sínodo dos Bispos de 2018 sobre o tema: «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional»]

Senhor Jesus, a tua Igreja a caminho do Sínodo dirige o olhar a todos os jovens do mundo. Pedimos-te que, com coragem, assumam a própria vida, olhem para as realidades mais bonitas e mais profundas e conservem sempre um coração livre. Acompanhados por guias sábios e generosos, ajuda-os a responder à chamada que Tu diriges a cada um deles, para realizar o próprio projeto de vida e alcançar a felicidade. Mantém aberto o seu coração aos grandes sonhos tornando-os atentos ao bem dos irmãos. Como o Discípulo amado, também eles permaneçam ao pé da Cruz para acolher a tua Mãe, recebendo-a como um dom de ti. Sejam testemunhas da tua Ressurreição e saibam reconhecer-te vivo ao lado deles anunciando com alegria que Tu és o Senhor. Amém”.

Este Sínodo contará com a participação de 267 padres sinodais. A XV Assembleia geral ordinária será concluída em 28 de outubro e contará com a participação de 34 jovens auditores, entre 18 e 29 anos. Trata-se do terceiro Sínodo convocado pelo Papa Francisco.

Com informações de Jovens Conectados.

Foto: Vatican News