Rádio Conexão Católica

“TODO CRISTÃO DEVE SER MENSAGEIRO DA MISERICÓRDIA DIVINA”, AFIRMA BISPO

Dom Gorgônio abriu a Porta Santa da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga, no último sábado (12/12), Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. O dia 12 foi inteiro dedicado à abertura do Ano Santo da Misericórdia. Os sessenta Sacerdotes diocesanos foram divididos entre as dez Paróquias de Itapetininga, onde das 14h às 17h, atenderam as confissões dos fieis. A Porta Santa da Catedral foi a primeira aberta em toda a Diocese.

IMG_7720Após o atendimento das confissões, o povo de Deus se reuniu em frente à Paróquia Nossa Senhora das Estrelas, na rua principal da cidade, para aguardar a saída em procissão. Dom Gorgônio fez a saudação inicial com o sinal da cruz e o Diácono Luiz Paulo Batista Braga proclamou o Evangelho. Na sequência, o Bispo fez uma motivação para que todos os fieis aproveitassem o tempo da procissão como um momento de oração e de contrição e deu início a peregrinação. Ao longo de todo percurso, leigos e leigas cantaram músicas, leram passagens do Evangelho e trechos da bula Misericordae Vultus, todos faziam alusão à misericórdia divina.

IMG_7759Ao chegar à Catedral, Dom Gorgônio abriu a Porta Santa e pronunciou a fórmula de abertura da Porta: “Esta é a porta do Senhor”. “Abri-me as portas da justiça”. “Por vossa grande misericórdia entrarei em vossa casa, Senhor”. Ele incensou  a Porta, e logo após, convidou os Padres e os Diáconos a entrar e pediu ao povo para seguí-los. Com a entrada de todos, deu-se início a Santa Missa com a procissão de entrada.

Na homilia, o Bispo falou que “todos os cristãos precisam experimentar a Deus e à Sua misericórdia para ser misericordiosos para com o próximo. Deus nos ama muito e, por isso, nos deu seu Filho para nos salvar e este amor é o Rosto da Misericórdia. Temos que ser mensageiros da misericórdia de Deus; os Padres são mensageiros dessa misericórdia por meio do Sacramento da Reconciliação (confissão)” e concluiu afirmando que “o Ano Santo da Misericórdia veio coroar os 50 anos de encerramento do Concílio Vaticano II”.

A Porta Santa da Catedral ficará aberta até o dia 19 de novembro de 2016, data que será realizado o encerramento do Ano Santo em toda Diocese.

A próxima Porta Santa a ser aberta será a do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul na semana que vem, no dia 23 de dezembro.

Fotos: Diocese de Itapetininga/William Furtado