Vicentinos de Guareí renovam votos neste domingo (28)

Quinze vicentinos da Conferência Vicentina São Mateus de Guareí (SP) renovarão neste domingo (28) os compromissos assumidos com o movimento. Além da renovação, o grupo celebrará ainda o aniversário de 23 anos de fundação de sua Conferência no próximo dia 31. De acordo com o Pe. Cristiano José Benedito Chicuta, vigário da Paróquia São João Batista de Guareí, da qual a Conferência faz parte, a Missa em ação de graças pelo aniversário e a renovação será realizada neste domingo (28/10) às 8h na Matriz da cidade.

Segundo Pe. Cristiano, todo ano sempre no aniversário da Conferência os vicentinos devem renovar seus votos. “Além disso, a missa é celebrada também por cinco intenções: pelos Falecidos da Conferência de São Vicente Paulo, especialmente pelos falecidos da própria conferência; pela Santa Igreja Católica; pelo Santo Padre o Papa Francisco; pela Sociedade de São Vicente de Paulo e pelo Brasil”, explica o vigário.

Os vicentinos que renovarão seu Compromisso Vicentino são: Ari Soares, Ademir, Aristeu, Juarez, Marivaldo e Nelson; as Consócias Cleide, Maria Helena, Regina e Roseli; e os Aspirantes: Cláudia, César Felipe, Davi, Valéria e Uandra.

Sociedade São Vicente de Paulo – SSVP

As Conferências Vicentinas são a base de toda a “Sociedade de São Vicente de Paulo” (SSVP). A SSVP é um movimento católico internacional fundado em 1833, em Paris na França, pelo beato Antonio Frederico Ozanam e mais seis amigos católicos leigos. Dentro do âmbito da SSVP existem as Unidades Vicentinas que são: Conferências Vicentinas; Obras Unidas; Conselhos Particulares; Conselhos Centrais; Conselhos Metropolitanos e Conselhos Nacionais.

As Conferências Vicentinas são formadas por homens e mulheres católicos que se unem para aliviar os sofrimentos das pessoas mais necessitadas, com auxílio material e espiritual. As Conferências são as células da SSVP.

Seus membros são chamados vicentinos e vicentinas. E também confrades e consócias. As Conferências atuam nas comunidades católicas. Se reúnem semanalmente para as orações, fazer relatos sobre as visitas às famílias assistidas, planejar as atividades e fortalecer o vínculo institucional. Semanalmente, visitam as famílias assistidas em suas casas para aconselhamento familiar, levar auxílio material como cesta básica, medicamentos, roupas e calçados, materiais de construção, entre outras atividades.

Os vicentinos de um modo geral, se unem em orações, para com, alegria, fé e esperança, servir a Jesus Cristo, na pessoa do Pobre, aonde ele estiver, segundo o assessor da SSVP, Cláudio Stucchi.

Com informações e foto da assessoria de comunicação da SSVP