Rádio Conexão Católica

“VOCAÇÃO E MISSÃO CRISTÃOS LEIGOS NUMA PARÓQUIA MISSIONÁRIA”. TEMA DA PRÓXIMA ASSEMBLÉIA DAS IGREJAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Em sua 36ª. Edição, o Regional Sul 1 (São Paulo) da CNBB, traz ao Centro de Espiritualidade Inaciana (CEI), em Indaiatuba, Itaici, (SP), entre os dias 17 a 19 de outubro, Bispos, Coordenadores Diocesano de Pastoral, Párocos, leigos e leigas delegados da coordenação (arqui) diocesana de pastoral, além de interessados no tema para o debate e a troca de experiências.

Sob o tema “Vocação e Missão dos cristãos leigos numa paróquia Missionária”, a assembleia se propõe refletir e partilhar experiências na linha da “Igreja em saída”, na expressão do Papa Francisco. Os leigos, assumindo a missão da Igreja nos vários âmbitos de sua atuação e presença no mundo, contribuem para que a paróquia se renove e se torne realmente missionária.

Nas atividades da Assembleia, a proposta é que sejam realizados painéis, exposições e reflexões e partilhas sobre a temática da Assembleia.

Com a presença de Dom Roque Paloschi, Bispo de Roraima (RR), a Assembleia estreitará laços com o Regional Norte I da CNBB, avaliando também as experiências dentro do Projeto Missionário Sul 1 – Norte 1.

A celebração de abertura da Assembleia será às 14 horas do dia 17/10, na Capela.

Participarão desta Assembleia, a segunda do ano, os Bispos das 47 Dioceses do Estado, coordenadores de pastorais e movimentos de Igreja. Chama-se Assembleia das Igrejas porque tem a participação de leigas e leigos que atuam nas Igrejas locais. Segundo o regulamento da entidade, a Assembleia das Igrejas Particulares do Estado de São Paulo é órgão que expressa a comunhão, a participação e a missão das Dioceses deste Regional.

A primeira Assembleia do ano, no primeiro semestre, tem a presença dos Bispos e coordenadores diocesanos de pastoral.

De nossa Diocese, participarão nosso Bispo Diocesano Dom Gorgônio, Pe. Lorival de Oliveira Pedro, coordenador diocesano de Pastoral e outros 3 leigos ligados a Pastoral Missionária da Diocese.