19 de Julho – 26 anos da Diocese de Itapetininga e Ordenação Episcopal de Dom Gorgônio

Com grande alegria, a Diocese de Itapetininga, celebra nesta sexta-feira (19),  os 26 anos de sua instalação canônica e de Ordenação Episcopal de seu  bispo,  Dom Gorgônio.

A Missa em Ação de Graças pelos 26 anos da Diocese e de Ordenação Episcopal de Dom Gorgônio, acontece neste sexta-feira, dia 19 de julho, às 19h30 na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres. A celebração será presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelos padres diocesanos. A celebração será transmitida ao vivo pelas redes sociais da diocese ( Facebook e Youtube).

 

Diocese de Itapetininga

Catedral Nossa Senhora dos Prazeres

No dia 19 de julho de 1998, Dom José Lambert (in memorian), então Arcebispo de Sorocaba, presidia na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres a Instalação Canônica da Diocese de Itapetininga, a Ordenação Episcopal de Dom Gorgônio e a posse canônica desta Igreja Particular.

Hoje 2024, a Diocese de Itapetininga conta com 510 mil habitantes, 43 paróquias com 405 comunidades, 54 padres, 93 diáconos permanentes, 27 religiosas, 17 seminaristas, entre eles dois diáconos transitórios e 171 funcionários contratados conforme a CLT.

Conta ainda com muitas pessoas abnegadas, que expressando sua fé e compromisso como membros atuantes da igreja, assumem com amor sua missão nos vários ministérios, nas várias comunidades, nas pastorais, nos movimentos, nas associações e entidades sociais.

Durante esses 25 anos, vale destacar as seguintes construções: Seminário Diocesano São João Paulo II; Cúria Diocesana; Casa de Retiros “Bethânia”; Fundação “Divina Providência”; diversas igrejas;  Centros Catequéticos; Casas Paroquiais e também a aquisição de vários terrenos nas periferias para futuras construções de capelas.

Também foi instalado o tribunal Eclesiástico da Diocese de Itapetininga e também duas Basílicas Menores (São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora da Conceição). Durante esse período, Dom Gorgônio realizou três visitas “ Ad Límina Apostolorum”;  Em 2003 ao Papa São João Paulo II; em 2009 ao Papa Bento XVI; e em 2022 ao Papa Francisco.

Neste Ano Jubilar foi concedido pela Santa Sé o privilégio de receber as Indulgências Plenárias por ocasião da visita à Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, cumprindo as exigências necessárias para recebê-las.

São frutos também desta Igreja Particular, dois bispos ordenados: Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, bispo da Diocese de Registro desde agosto de 2018 e Dom José Benedito Cardoso, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Lapa, empossado em 2019.

Nossa gratidão aos Padres, Diáconos, às religiosas e a todos os fiéis leigos que vivendo a Sinodalidade e caminhando em comunhão, participação e missão em nossa Diocese, assumem as tarefas  e responsabilidades que lhe são próprias.

A Diocese de Itapetininga também é grata a todos os benfeitores, colaboradores e dizimistas, que unidos na Fé, na Oração, na Eucaristia, na Palavra e na Missão, colaboram para que o reino de Deus, pelo poder do espírito Santo se concretiza em nossa realidade.

 

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto – 26 anos de Ordenação Episcopal

Nasceu aos 17 de setembro de 1949, no bairro de Caieira, em Fartura (SP). Filho de Januário da Encarnação (in memorian) e Maria Conceição Nóbrega da Encarnação, foi batizado na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, em Fartura (SP), no dia 1º de outubro de 1949 pelo Pe. Quintilhano Rosa. Na mesma igreja recebeu o sacramento da Crisma no dia 5 de agosto de 1951 e o sacramento da Eucaristia no dia 2 de julho de 1957. De 1957 a 1961 frequentou a Escola Estadual de primeiro grau “Coronel Marcos Ribeiro”.

Concluído o curso primeiro, em 1961, foi admitido como membro da primeira turma de seminaristas menores do Seminário São Pio X, dos Padres Teatinos do Brasil. Neste mesmo seminário concluiu o segundo grau e, em seguida, foi admitido ao noviciado. Cursou a Faculdade de Filosofia no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, de 1968 a 1970. Fez Teologia no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP) no período de 1971 a 1974. Ao mesmo tempo fez especialização em Pedagogia na Universidade de Mogi das Cruzes (SP). Foi ordenado Diácono aos 7 de agosto de 1974 por Dom Paulo Rolim Loureiro, na Paróquia São Geraldo, em Guarulhos (SP). O mesmo bispo o ordenou Presbítero no dia 22 de dezembro de 1974, na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, em Fartura (SP).

Por mais de 21 anos foi pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores em sua cidade natal, onde permaneceu até sua nomeação como primeiro Bispo Diocesano de Itapetininga (SP), em 15 de abril de 1998. Dom José Lambert (in memorian), Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, conferiu-lhe a ordem episcopal na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres aos 19 de julho do mesmo ano, quando também tomou posse de seu novo ofício.