História da Diocese

A Diocese de Itapetininga foi criada pelo Papa São João Paulo II através da Bula Pontifícia “Apostolicum Munus” em 15 de abril de 1998. Nesta mesma data o Santo Padre nomeou o primeiro Bispo de Itapetininga na pessoa de Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto CR.

A Instalação da Diocese, a Ordenação Episcopal de Dom Gorgônio e sua tomada de posse, aconteceram no dia 19 de julho de 1998 na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres (Itapetininga/SP), em cerimônia presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom José Lambert (in memorian), saudoso Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, com a presença dos Bispos da Província Eclesiástica e Bispos de outras localidades.

Localizada no Sudoeste do Estado de São Paulo, a Diocese de Itapetininga tem uma área geográfica de 7.948 Km², abrangendo os municípios de Itapetininga, Tatuí, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Angatuba, Paranapanema, Alambari, Campina do Monte Alegre, Cesário Lange, Capela do Alto, Guareí, Sarapuí, Porangaba, Quadra e Torre de Pedra.

No início, em 1998, a Diocese contava com 320.000 habitantes distribuídos em 19 Paróquias, que compreendiam cerca de 250 Comunidades rurais e urbanas. Para o atendimento pastoral dispunha de 23 dedicados Sacerdotes e 16 Diáconos Permanentes. Estavam e continuam presentes na Diocese seis comunidades de vida consagrada feminina.

Hoje, a população está em torno de 500.000 habitantes; contamos com 44 Paróquias compreendendo 367 Comunidades55 Presbíteros93 Diáconos Permanentes e 19 Seminaristas.

RETROSPECTIVA

1998 – Criação e Instalação Canônica da Diocese; Ordenação do Bispo e início da caminhada diocesana: Reuniões, formação dos conselhos; estruturação jurídica e econômica; Contato com as lideranças; Visitas às Paróquias.

1999 – Criação do Seminário Diocesano São João Paulo II; 1ª Assembleia Ordinária Diocesana; Início da construção do Prédio do Seminário; Criação das Paróquias São Pedro (Torre de Pedra); Bom Jesus (Quadra) e, São Roque (Campina do Monte Alegre) e, São José (distrito de Campos de Holambra).

2000 – Celebração do Ano Santo e início do 3º Milênio; Inauguração da primeira parte do prédio do Seminário; Início da Escola Diaconal para 15 candidatos; Celebração dos 500 anos de Evangelização do Brasil.

2001 – Ordenação de 13 novos Diáconos Permanentes; Primeira Visita Pastoral do Bispo às Paróquias, Criação da Paróquia Santana e Santa Rita.

2002 – Canonização de Santa Paulina; Ordenação do Primeiro Sacerdote da Diocese de Itapetininga.

2003 – Visita Ad Limina Apostolorum. Bispo é recebido por São João Paulo II em Roma; Ordenação de 3 novos Padres.

2004 – Criação das Paróquias São José Operário e Sagrada Família (Tatuí); Inauguração da segunda Parte do Seminário; Ordenação de 1 novo Padre.

2005 – Morte de São João Paulo II; Eleição de Bento XVI; 2ª Assembleia Ordinária Diocesana; Ordenação de 2 novos Padres.

2006 – Carta do Papa “Deus Caritas est”; Ordenação de 6 novos Padres.

2007 – Abertura da comemoração do Primeiro Decênio da Diocese; Assembleia Extraordinária Diocesana; Conferência do Episcopado Latino Caribenho em Aparecida (SP); Visita do Papa Bento XVI ao Brasil; Canonização de Santo Antonio de Sant’Ana Galvão; Ordenação de 4 novos Padres.

2008 – Primeira Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida; Segunda Visita Pastoral do Bispo às Paróquias; Celebração do 10º aniversário da Diocese e da ordenação de Dom Gorgônio; Lançamento da pedra fundamental da Sede da Diocese de Itapetininga; Ordenação de 2 novos Padres.

2009 – Visita Ad Limina Apostolorum, Bispo é recebido pelo Papa Bento XVI; Início das atividades da Fundação “Divina Providência”; Ordenação de 1 novo Padre.

2010 – Criação das Paróquias São Lázaro (Tatuí) e, Senhor Bom Jesus e São Roque (Distrito do Bom Retiro); Inauguração da Capela São José do Seminário São João Paulo II; Inauguração da Sede da Diocese; Ordenação de 3 novos Padres.

2011 – Criação das Paróquias Nossa Senhora das Graças, Santa Cruz, São Paulo Apóstolo (Itapetininga) e, Santa Teresinha do Menino Jesus (Tatuí); 3ª Assembleia Ordinária Diocesana e elaboração do Plano Diocesano de Pastoral.

2012 – Construção e Inauguração da Sede da Pastoral da Criança; Ordenação de 2 novos Padres; Criação das Paróquias Nossa Senhora de Fátima (Itapetininga), São Judas Tadeu (São Miguel Arcanjo) e Sagrado Coração de Jesus (Tatuí).

2013 – Renúncia do Papa Bento XVI e Eleição do Papa Francisco; Visita do Papa Francisco ao Brasil; Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro; Ordenação de 2 novos Padres.

2014 – Visita Pastoral com a Realização de Assembleias Paroquiais em todas as Paróquias sobre a aplicação do Plano Diocesano de Pastoral; Abertura da Escola Diaconal com 45 candidatos; Ordenação de 1 novo Padre; Criação da Paróquia São Judas Tadeu (Angatuba).

2015 – Diocese assume diretamente a administração da Casa de Retiro “Betânia”; Criação de 2 novas Paróquias: Nossa Senhora Aparecida (Itapetininga) e Nossa Senhora do Pilar (Pilar do Sul); Ordenação de 2 novos Padres e 1 Diácono Permanente formado pela Escola diaconal.

2016 – Assembleia Ordinária Diocesana para a Aprovação do Plano Diocesano de Evangelização; Ordenação de 3 novos Padres; Criação da Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Fátima (Tatuí).

2017 – Celebração dos 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e Visita da Imagem Peregrina às Paróquias da Diocese; Visita Pastoral de três dias às 40 Paróquias da Diocese; Ordenação de 44 Diáconos Permanentes que concluíram a Escola Diaconal; Criação e Instalação do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Itapetininga; Ordenação de 1 novo Padre;

2018 – Celebração dos 20 anos da Diocese e 1 ano de instalação do Tribunal Eclesiástico Diocesano; Celebração dos 20 anos da Sagração Episcopal de Dom Gorgônio; Nomeação ao Episcopado do Pe. Manoel Ferreira dos Santos Júnior, Missionário do Sagrado Coração e filho desta Diocese. Dom Manoel foi empossado 3º Bispo da Diocese de Registro (SP); Elevação e instalação da Basílica Menor de São Miguel Arcanjo; Devolução das imagens centenárias de São Francisco de Assis e de São João Batista pelo Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba à Diocese de Itapetininga; Criação da Região Pastoral da futura Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Distrito do Gramadão); Ordenação de 2 novos Padres.

2019 – Nomeação ao Episcopado do Pe. José Benedito Cardoso, filho desta diocese. Dom Cardoso foi empossado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para Região Episcopal Lapa; Instalação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Distrito do Gramadão), em São Miguel Arcanjo; Inauguração da Fazenda da Esperança em São Miguel Arcanjo; Aniversário de 20 anos da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Seminário Diocesano São João Paulo II; Lançamento da pedra fundamental da praça Nossa Senhora dos Prazeres  em homenagem aos 250 anos de Itapetininga e da Padroeira da Diocese; Jubileu de 100 anos da Congregação das Irmãs Beneditinas de Tutzing; Ordenação de 2 novos Padres;

2020 – Devido a Pandemia da Covid-19, Missas e demais atividades religiosas são suspensas e as celebrações eucarísticas acontecem de forma virtual; O Bispo Dom Gorgônio, celebra a Solenidade de Pentecostes na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, juntamente com todos os Padres da Diocese, sem a presença de fiéis, nesta mesma celebração é realizada o rito da benção dos Santos Óleos; Diocese de Itapetininga celebra 22 anos de instalação , nesta mesma data comemoramos também a Ordenação Episcopal de Dom Gorgônio; Paróquia Bom Jesus de Alambari celebra 180 anos de instalação e é elevada à Santuário Diocesano; Seminaristas Ivan Carlos, João Vitor e Lucas Augusto recebem a instituição dos ministérios de Leitor e Acólito; Pe. Ivan Soares toma posse como novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso de Paranapanema; Seminarista Felipe Vinícius é ordenado Diácono; Cenáculo Diocesano acontece de forma virtual devido a pandemia; Catedral Nossa Senhora dos Prazeres celebra 250 anos; Diácono João Victor dos Santos Silva é Ordenado Padre na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga, pela imposição das mãos de Dom Gorgônio; Seis novos seminaristas são aprovados para ingressarem na Casa de Formação; Dom Gorgônio se reúne com Padres da Diocese para reunião de avaliação da caminhada pastoral.

2021 – Ainda com as restrições da Covid-19, o ano começa com o tradicional Cerco de Jericó na Catedral Diocesana, dedicado ao ano de São José; Paróquia Nossa Senhora das Graças de Itapetininga celebra seus 10 anos de instalação; Morre Diácono José Carlos Nogueira Macedo de Pilar do Sul; Padre Jobel de Oliveira tem alta após contrair a Covid-19; Missa marca a retomada das atividades da Cúria Diocesana; Movimento ECC celebra seus 50 anos; Clero participa de retiro espiritual em São Pedro/SP; Campanha da Fraternidade ecumênica traz  como tema viver em unidade; Seminário Diocesano acolhe seis novos seminaristas; Felipe Cavalheiro é ordenado sacerdote em Tatuí; Site Diocesano recebe novo layout e departamento de comunicação lança novo aplicativo de notícias; Bispo realiza “live” com pedidos de oração; Renato Félix recebe os ministérios do leitorato e acolitato; Morre Padre Sometti; Comunidade Bom Pastor é elevada Paróquia sendo Pe. Luís Fernando Carvalho como o primeiro pároco; Padres Savassa, José Benedito e Pedro Luiz celebram 25 anos de ordenação sacerdotal; Padre Rodolfo Rodrigues recebe alta após contrair Covid-19; Diocese de Itapetininga celebra 23 anos de instalação; Padre Felipe Zanotto, membro da Comunidade Recado é ordenado sacerdote em Tatuí; Paróquia São José Operário de Tatuí é elevada Santuário; Morre Padre Mário Donato Sampaio; Morre Diácono Mauro Terra do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul de Itapetininga; Inaugurada Capela do Horto Religioso em Itapetininga; Padre Alexandre Pedroso Arantes toma posse como Reitor do Santuário Bom Jesus de Alambari; Padre Marcos Donizetti celebra 25 anos de sacerdote; Lucas Augusto, João Vitor e Ivan Carlos são ordenados sacerdotes na Catedral Diocesana.

2022 – Implantada a Missa votiva de Santa Filomena na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres; Paróquia São João Batista de Guareí celebra seu ano jubilar de 150 anos de instalação canônica; Clero participa de retiro espiritual em São Pedro/SP; Definidas as datas do convívio vocacional; “Fala com sabedoria, ensina com amor” é tema da Campanha da Fraternidade 2022; Seminário acolhe cinco novos seminaristas; Morre Padre Savassa; Dom Gorgônio emite comunicado sobre o uso de máscaras nas igrejas; Missa dos Santos Óleos é celebrada com a presença de fieis; Santuário Nossa Senhora da Conceição de Tatuí é elevada a título de Basílica Menor; Seminaristas Carlos Alberto e Thiago Medeiros recebem os ministérios do Acolitato e Leitorato; Diáconos permanentes se reúnem no Seminário Santo Antônio em São Pedro/SP pare retiro espiritual; Diocese de Itapetininga celebra 24 anos de instalação e Santa Missa marca a abertura do Ano Jubilar; Lançado o Selo Comemorativo e Hino Jubilar da Diocese; Jornalista da Diocese fica entre os finalistas do 54º prêmio de comunicação da CNBB; Padre Sérgio Ghirardello toma posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Itapetininga; Padre Jobel de Oliveira toma posse como pároco da Paróquia Santa Cruz da Varginha; DNJ e Cenáculo Diocesano reúne centenas de fiéis após pandemia; Imagem de Nossa Senhora dos Prazeres é restaurada; Dom Gorgônio visita Papa Francisco no Vaticano durante Visita Ad Limina Apostolorum; Introduzida relíquias de São João Paulo II no Seminário Diocesano; início das romarias à Catedral das regiões pastorais; Padre Sirlei de Oliveira toma posse como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Distrito do Gramadão; Padre Diogo Fogaça toma posse como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Sarapuí; Dom Gorgônio anuncia novas transferências de padres para o mês de janeiro; Padre Décio celebra 25 anos de sacerdócio; Renato Félix é ordenado sacerdote em Itapetininga.

2023 – Kairós Diocesano reúne centenas de servos da RCC na Casa de Retiro Betânia; Padre Marco Antônio Custódio deixa a Paróquia São Roque de Itapetininga por motivo de saúde; Padre Ivan Carlos toma posse como pároco da Paróquia Sant’Ana em Itapetininga; Catedral promove Cerco de Jericó; Instalada a Paróquia Santa Rita de Cássia e posse de Padre Jean Michel como o primeiro pároco; Seminário Diocesano acolhe 5 novos seminaristas; Diáconos permanentes participam de encontro na Casa de Retiro Betânia; Dom Gorgônio participa de Posse de Dom Eduardo Malaspina como bispo da Diocese de Itapeva; Padres participam do retiro espiritual em São Pedro/SP; Lançamento do texto base da CF 2023 na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga; com o início da quaresma acontece nas regiões pastorais as noites de misericórdia; Comemorando os 25 anos da Diocese, Catedral Nossa Senhora dos Prazeres acolhe as romarias diocesanas das regiões pastorais; Catequistas da Região Pastoral Itapetininga se reúnem na Casa de Retiro Betânia; Jovem de Itapetininga participa da equipe de organização da JMJ em Portugal; Seminarista Carlos Alberto e Thiago Medeiros são ordenados diáconos transitórios; Seminarista André Augusto recebe os ministérios de Leitor e Acólito; Papa Francisco celebra 10 anos de pontificado; Romaria Diocesana no Santuário Nacional de Aparecida; Missa dos Santos Óleos na Catedral Diocesana; Dom Gorgônio participa da Assembleia da CNBB em Aparecida; Instalada a Paróquia e Santuário Nossa Senhora Rainha da Paz em Itapetininga e Posse Canônica de Padre Marco Antônio Custódio como primeiro reitor; Diocese de Itapetininga celebra 25 anos de instalação e 25 anos de Ordenação Episcopal de Dom Gorgônio; Jubileu de Prata da Diocese é marcado por novena jubilar com a presença de bispos convidados; Missa Jubilar é presidida por Dom Gorgônio na Catedral Diocesana; Catedral Nossa Senhora dos Prazeres é dedicada em celebração presidida pelo bispo diocesano; Papa Francisco emite carta parabenizando o Jubileu da Diocese e de Dom Gorgônio; Paróquia Nossa Senhora das Dores de Sarapuí, acolhe os vigários Pe. José Benedito e Pe. Roberto Januário; Cenáculo Diocesano e Dia Nacional da Juventude reúne milhares de fieis em Itapetininga; Padres participam de reunião de avaliação e planejamento do Clero em Santos/SP; Dom Gorgônio anuncia novas transferências de padres; Diáconos Carlos Alberto e Thiago Medeiros são ordenados sacerdotes.