1ª Mostra Artística da Catedral segue até o próximo dia 29

A Catedral Nossa Senhora dos Prazeres realiza de 16 a 29 de outubro a 1ª Mostra Artística da Catedral. Na mostra estão expostas fotografias, desenhos do Arquiteto Benedito Calixto, pinturas, vídeos, objetos sacros e peças artesanais que recontam a história da construção da Igreja. A exposição é gratuita e acontece dentro do templo, na lateral à direita do altar. O horário de visitação é das 8h às 17h e das 18h às 21h. Nas segundas, quartas e sextas-feiras a Igreja abre às 7h para Santa Missa.

Entre os objetos estão uma imagem antiga de Nossa Senhora dos Prazeres (entre outras), ostensório, cálices, patenas, cruzes, castiçais e as maquetes do calvário e dos quatro Evangelistas que ornamentam a nave central e as duas laterais da Igreja. No acervo se encontram ainda mais de 150 fotos, objetos antigos e outros, restaurados, uma pactografia da construção para pessoas com deficiência visual, estátuas em mármore, além da exposição com pinturas de artistas locais e um espaço expositivo para os participantes do Concurso Fotográfico.

Todos os dias às 9h e às 15h, um vídeo documentário da igreja com duração de 30 minutos é exibido no salão paroquial (sala próxima aos banheiros). Às 11h, os visitantes poderão também visitar o cemitério do templo onde estão sepultados os padres Antonio Bruneti, João Cristiano Peter e José Luiz (conhecido como “Francês”) e o Cônego Luiz de Almeida Moraes. Às 16h, haverá visita à Torre do relógio da Catedral. Todos esses horários são visitas guiadas.

O evento conta com a parceria das Secretarias da Educação e de Cultura e Turismo, Departamento de Ensino Regional de Itapetininga, Museu da Imagem e do Som, da Academia Itapetiningana de Letras, do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga (IHGGI), além de empresas.

Concursos

“Não resgatar os fatos é bem mais do que faltar com justiça, é desprezar de forma proposital quem fez a história acontecer” (Wilson Aleixo Ferigollo) é o tema do Concurso de Redação para alunos de 13 a 17 anos das escolas estaduais e municipais. Os interessados devem retirar o regulamento na secretaria paroquial da Catedral.

Já o concurso de Fotografia, com o tema “Olhares sobre a praça, a luz e a arquitetura”, é aberto para todas as idades. De acordo com o Pároco e Reitor da Catedral, Pe. Reinaldo Machado Ramos, “é uma oportunidade para as pessoas saberem da importância de um prédio histórico como a Catedral”. Os interessados devem se inscrever nas escolas pertencentes à rede da Diretoria de Ensino Regional Itapetininga (Derita).

História

A Igreja Nossa Senhora dos Prazeres foi criada em 6 de novembro de 1771, um ano após a fundação da cidade de Itapetininga. Mas a arquitetura da igreja não foi sempre assim. A pedra fundamental da Catedral foi lançada em 16 de setembro de 1945, projetada pelo arquiteto Benedito Calixto, que fez desta obra a “maquete” da Basílica Nacional de Aparecida. A construção durou mais de 20 anos, foi iniciada por Pe. Antonio Bruneti – idealizador do obra –  e encerrou-se na gestão do Con. Luiz de Almeida Moraes.

Foto: Arquivo Pessoal/Pe. Reinaldo