A 21ª Romaria Estadual da Pastoral da Juventude reuniu cerca de 4 mil jovens no Horto Religioso, em Itapetininga, no último domingo, dia 19, de acordo com a organização do evento. Sob o tema “Juventude e Diversidade Cultural” e o lema “Somos Igreja Jovem: com Maria anunciamos nosso jeito de ser e fazer”, os jovens de grupos de vindos de todo Estado de São Paulo iniciaram uma concentração na Praça Nossa Senhora Aparecida por volta das 4h da manhã. Em meio à juventude era possível observar também a participação de alguns pais e religiosos na romaria.
Segundo o coordenador da PJ da Sub-região de Sorocaba, Rodrigo Furtado, estiveram presentes também o Padre Edgar de Souza Lima e a Irmã Nadia Maciel de Lins, assessores da PJ da Sub-região de Botucatu, o Pe. Paulo Leandro da Silva, assessor da PJ na Região de Guarulhos (SP2) e Rafael Martins, coordenador estadual da PJ.
Entre às 5h e as 7h, os romeiros assistiram a uma peça teatral encenada dentro do Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Sul. A peça retratou a história de Nossa Senhora Aparecida. Às 7h, os jovens caminharam em procissão com o andor da padroeira do Santuário até o Horto Religioso, onde a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, e concelebrada pelo Pe. Julio Cesar Machado, Pároco e Reitor do Santuário.
Veja mais imagens da Romaria em nossa galeria de fotos.
A romaria iniciou às 9h e contou com a animação da banda PJtocando, de São Paulo, que de cima do trio elétrico cantou hinos como “Civilização do Amor” e “Negro Nagô”. Os jovens participaram ativamente, cantando e dançando, munidos das bandeiras da Pastoral de suas regiões. Eles percorrerão as ruas Virgílio de Rezende, Domingos José Vieira e Pe. Albuquerque com retorno ao horto.
Após a caminhada, a banda PJ&Raiz, da PJ Guarulhos, realizou um show para os presentes e as atividades se encerraram às 13h30.
Fotos: Diocese de Itapetininga/Ariana Ayres