2º Grest reúne mais de 200 crianças em período de férias

Pe. Reinaldo celebra missa

A Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, entre os dias 16 e 20 de julho, realizou a 2ª edição do Grest (Grupo de Verão) com crianças e adolescentes. O retiro aconteceu no Colégio Objetivo, em Itapetininga (SP) e reuniu 224 participantes, entre crianças e adolescentes, com idades entre 5 a 14 anos. Este ano, o encontro teve como proposta uma viagem ao Japão com “Yubi – os Guardiões da Luz”. As atividades foram realizadas no período da tarde, das 14h às 17h.

Segundo Adriana Pegoretti, coordenadora do Grest, a aventura proposta este ano é “uma história no antigo Japão que nos faz refletir sobre a verdadeira amizade. O tema é sempre desenvolvido na Itália, baseado em uma frase escolhida pelo Papa Francisco. Padres e Bispos escolhem palavras chaves que são utilizadas para desenvolver uma história que será transformada em teatro para as crianças. Este ano, o Papa Francisco escolheu a passagem do Evangelho de Lucas: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus (Lc 1,30)””.

Jovens participam de oficina de Origami – marca página

Os participantes participaram de atividades recreativas, como Oficinas de culinária de biscoito da sorte; quadro japonês; origami bichinhos; origami pássaro; lanterna japonesa bolinha; lanterna japonesa tradicional; xilografia; leque; oficina de dança Yubi e Fly; lanterna papel vegetal; Tambor japonês; máscaras Yubi; feltro N.Sra.de Akita e Origami – marca página. Adriana explica que, todo ano escolhemos atividades novas, sendo que algumas atividades são trazidas do Grest italiano. Ao todo, 84 voluntários auxiliaram nas atividades realizadas pelas crianças.

Além da recreação, os participantes puderam refletir o Evangelho com o Pároco e Reitor da Catedral, Pe. Reinaldo Machado Ramos e, o vigário paroquial, Pe. Leonardo Mendes Soncin, bem como assistir a teatro, apresentação de música e de outras atividades recreativas.

Pe. Leonardo, Adriana Pegoretti e Pe. Reinaldo

A novidade deste ano foi o Grest News – o jornalzinho do Grest. Todos os dias os pais recebiam notícias das atividades realizadas pelos filhos durante o encontro. A tiragem foi de 200 cópias por dia”, conta.

O Grest

De acordo com a coordenadora, o Grest foi “inspirado no Oratório italiano (1550), onde havia a intenção de criar uma comunidade religiosa e leigos unidos, seguindo o exemplo dos apóstolos. Em 1841, Dom Bosco, no Oratório, trazia os jovens para o grupo de oração. Hoje o Grest é aplicado em toda a Itália e a Igreja também assume o papel de lugar de encontro de crianças e jovens”.

Em 2017, o tema das atividades foi inspirado em uma viagem ao México, “em um povoado chamado “Espera”, formado por civilizações astecas e maias”.

Fotos: Organização/Grest/Catedral Nossa Senhora dos Prazeres