O Movimento do ECC – Encontro de Casais com Cristo, está celebrando seus 50 anos de fundação no Brasil. O Movimento voltado para a evangelização, formação das famílias e à instituição do matrimônio, foi criado pelo Padre Alfonso Pastore, em abril de 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia, em São Paulo, quando sentiu a necessidade de agregar os casais para a evangelização das famílias e trabalharem à serviço da Igreja, servindo nas Pastorais, nos Conselhos e Movimentos, desde então, o ECC é uma realidade presente em mais de 800 Paróquias e Comunidades em todo Brasil.
Para celebrar o Jubileu de Ouro , o Movimento ECC do Santuário Nossa Senhora da Conceição de Tatuí, irá promover um final de semana com uma programação especial on-line para as famílias, com músicas, orações, pregações, testemunhos e a celebração da Eucaristia, rendendo graças a Deus por todos frutos colhidos. As transmissões serão pelo Facebook: Santuário Nossa Senhora da Conceição e pelo YouTube: Santuário Conceição.
Confira a Programação:
Sexta-Feira – 21/08
- 20h – Noite de Louvor e Adoração com Heber Campos
Sábado – 22/08
- 10h – Café com os Dirigentes do Movimento ECC
- 13H30 – Palestra: Igreja Doméstica ” Quando a família reza“
- 15h – Terço Meditado
- 16h30 – Testemunhos
- 20h45 – Noite Mariana com Pe. André Viana
Domingo – 23/08
- 09h – Santa Missa
- 13H30 – Mensagem de Dom Odair e Dom Gorgônio (Bispo da Diocese de Itapetininga)
- 12h – Encerramento
Encontro de Casais com Cristo (ECC)
O Encontro de Casais com Cristo (ECC) foi criado pelo Padre Alfonso Pastore, em abril de 1970, e foi desenvolvido em três etapas distintas, cada uma com características e finalidades próprias. A proposta foi encaminhada à Arquidiocese de São Paulo e teve a aprovação do então Arcebispo, Dom Paulo Evaristo Arns.
Padre Alfonso Pastore não perdeu tempo e tratou de organizar o primeiro encontro com a máxima urgência. E nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970 foi realizado o primeiro ECC na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Pompeia. Outros encontros foram realizados logo em seguida, nos meses de agosto, setembro e outubro.
O ECC se expandiu rapidamente para outras paróquias de São Paulo, para outras cidades do Estado de São Paulo, gradativamente para todo o País. O rápido crescimento exigia a criação de normas que mantivessem a essência do encontro onde quer que ele fosse realizado.
Assim, em 1985, foi criado o Documento Nacional, reunindo os conteúdos produzidos pelo próprio Padre Alfonso Pastore e pelo casal Kleber Antônio Ferreira e Laureci Henriqson Ferreira, de Porto Alegre, com a contribuição das coordenações regionais. O Documento Nacional é uma espécie de Constituição do ECC.
Em 50 anos de existência, mais de 3 milhões de casais vivenciaram o Encontro de Casais com Cristo e testemunham as mudanças em suas vidas.