Nesta terça-feira (21), o processo eleitoral continua a eleger a nova presidência. Desta vez, os bispos presentes na 53ª Assembleia Geral da CNBB elegeram os novos presidentes para as Comissões Episcopais. Confira abaixo, as Comissões que já tiveram presidentes eleitos:
Comissão dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB
O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) foi eleito na manhã desta terça-feira, 21, no segundo escrutínio. O escolhido é Dom Jaime Spengler, Arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS). Dom Jaime recebeu 205 votos de um total de 283 votantes, superando a maioria absoluta requerida no segundo escrutínio, que era de 143 votos. A comissão foi presidida pelo Arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães, no quadriênio 2011-2015.
Comissão da Liturgia
Os bispos reelegeram o Bispo da diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA), Dom Armando Bucciol, como presidente na Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia. Dom Armando recebeu 223 dos 281 votos válidos, ultrapassando a maioria absoluta de 142, exigida no primeiro escrutínio.
Comissão para Doutrina da Fé
O novo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) foi eleito no segundo escrutínio para o cargo. A comissão terá o Bispo de Amparo (SP), Dom Pedro Carlos Cipollini, à frente dos trabalhos. Dom Pedro Cipollini recebeu 188 votos de um total de 285 votantes, superando a maioria absoluta requerida no segundo escrutínio, que era de 144 votos. A comissão foi presidida pelo presidente eleito da CNBB, dom Sérgio da Rocha, no período entre 2011-2015.
Comissão para Animação Bíblico-catequética
Foi eleito em primeiro escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética o Arcebispo de Curitiba (PR), Dom José Antônio Peruzzo. Ele recebeu 221 votos, ultrapassando a maioria absoluta requerida de 142. A comissão foi presidida no último quadriênio 2011-2015 por dom Jacinto Bergmann.
Comissão para Ação Missionária
O Bispo auxiliar de São Luís (MA), , foi eleito no segundo escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Dom Esmeraldo recebeu 219 votos do total de 277 votantes, alcançando assim a maioria absoluta necessária de 140 votos para o cargo. A comissão foi presidida no quadriênio de 2011-2015 por Dom Sérgio Braschi.
Comissão para o Laicato
O episcopado do Brasil, reunidos na 53ª Assembleia Geral da CNBB, reelegeu o Bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, nesta terça-feira, 21, como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. Dom Severino recebeu 159 dos 285 votos válidos.
Com informações de CNBB.