“SER IGREJA MISSIONÁRIA E SOLIDÁRIA” É O OBJETIVO DA ATUALIZAÇÃO DO PLANO DE PASTORAL

A atualização do Plano Diocesano de Pastoral será tema central da primeira reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) que acontecerá em março. De acordo com o Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, o plano é atualizado a cada dois anos. O objetivo geral da atualização é tornar-nos “uma Igreja missionária e solidária, que testemunhe Jesus Cristo por meio da vivência em comunidades inseridas no mistério salvífico da Páscoa celebrado na liturgia, iluminadas pela Palavra de Deus, empenhadas na promoção da dignidade humana para que todos tenham vida plena”, enfatizou.

Na última quinta-feira (11/02), a atualização também foi o assunto central discutido pelo Presbitério e o Bispo. Na ocasião, os Padres reunidos refletiram mediante as cinco dimensões prioritárias que o Plano Diocesano de Pastoral deve abranger: as dimensões querigmática, espiritual, bíblico-catequética, missionária e solidária. Entre 1º de maio e 30 de junho deste ano será a vez das Paróquias e suas comunidades refletirem sobre estas dimensões nas Assembleias Paroquiais.

“O Conselho Diocesano de Pastoral vai trabalhar como auxiliar essa revisão do Plano Diocesano de Pastoral analisando o que foi realizado e como podemos progredir ainda mais com este plano. Também durante a reunião dos Padres debruçamos sobre este tema e refletimos sobre o que fizemos e o que pode ser mudado. Lembrando que, nosso Plano está em plena comunhão com as diretrizes gerais da Igreja no Brasil, a CNBB, o documento de Aparecida e demais documentos do Papa”, salientou Dom Gorgônio.