A apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica regida pelo Maestro João Carlos Martins que aconteceria neste domingo (22/05) foi adiada para julho. De acordo com informações da secretaria, a assessoria do Sesi-SP pediu o adiamento do Concerto em função de dificuldades na agenda do maestro. Contudo, o Concerto deve acontecer no início de julho, segundo anúncio do Pároco e Reitor da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, Pe. Reinaldo Machado Ramos, durante a Solenidade de Pentecostes, celebrada no último domingo (15/05).
Em função dessa mudança, a celebração eucarística no dia 22 será às 18h, “como de costume”, informou Pe. Reinaldo.
A Catedral de Itapetininga, segundo a organização do evento, foi uma das cinco Igrejas selecionadas em todo o Estado de São Paulo para participar deste projeto. Conforme a direção do Sesi-SP, o objetivo do projeto é resgatar as tradições e a cultura da música clássica, prática comum na Europa. “Antigamente era muito comum ver orquestras nas igrejas”, ressaltou a organização.
Na direção artística do espetáculo e regência da Filarmônica, o Maestro João Carlos, é um dos maiores intérpretes de Bach (1685-1750), conhecido e reconhecido internacionalmente. Já a Bachiana Filarmônica é formada por jovens e experientes instrumentistas de diversas idades.
Coroação de Nossa Senhora dos Prazeres
Entretanto, no dia 31, por conta da Missa de Coroação de Nossa Senhora dos Prazeres e encerramento da Celebração das sete Alegrias de Nossa Senhora, o Coral “Amici Cantori” apresentará Melodias Marianas, às 20h30, na Catedral. As melodias são inspiradas nas obras de Giovanni Pierluigi da Palestrina, Cesar Franck, Heitor Villa-lobos, Camille Saint-Saëns, Franz Schubert, Wolfgang Amadeus Mozart e Georg Friedrich Haëndel. O coral independente é composto por músicos do Conservatório Musical de Tatuí, é regido por Marcos Baldini e contará com a participação da pianista profissional, Yoon Chol.
Imagem principal: Sesi-SP/Ayrton Vignola
Arte: Divulgação/Coral Amici Cantori
