João Ferreira e João Inoizio são ordenados Diáconos em Sarapuí

Na última quinta-feira (20/07), Dom Gorgônio ordenou dois novos diáconos em Sarapuí. João Ferreira de Almeida e João Inoizio Ferreira Maia receberam o Sacramento da Ordem, em seu primeiro grau.

Pela primeira vez, desde o início das Ordenações dos novos diáconos permanentes, em maio deste ano, a Celebração não aconteceu na Matriz Paroquial. A Comunidade Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Rio Acima, é a Comunidade de origem dos néo-diáconos e estava repleta de fieis, amigos e familiares dos ordenandos. A Igreja, ainda em construção, ficou pequena e algumas pessoas participaram da Celebração do lado de fora, porque não havia mais espaço.

Durante a homilia, a partir da liturgia da Palavra e da história do ministério diaconal, Dom Gorgônio explicou aos presentes a importância e o significado do diácono na Igreja e nas Comunidades onde atua. Segundo o Bispo, o diácono, configurado ao Cristo Servo, é aquele que veio para servir e manifestar a presença do Cristo servidor. Deve ser um homem de oração, sintonizado com Deus, um homem que se alimenta e ama a Palavra. O diácono exerce sua missão no serviço à caridade, à Palavra e à liturgia e dá testemunho de Cristo também na família e no trabalho. O diácono tem o seu trabalho para sustento da sua família e também dedica seu tempo para a Igreja.

Terminada a homilia, os candidatos foram chamados a apresentaram-se diante do Bispo e da Comunidade. Diante do pedido de ordenação e da declaração de idoneidade, o Bispo diocesano escolheu ambos os candidatos para a Ordem do Diaconato. Diante do Bispo, firmaram o propósito de consagração a Deus e prometeram obediência.

A seguir, ambos prostraram-se no chão, em sinal de entrega a Deus, enquanto toda a Comunidade rezou por eles, pedindo a intercessão de todos os santos.

Encerrada a ladainha, Dom Gorgônio impôs as mãos sobre a cabeça de cada um dos ordenandos e, a seguir, proferiu a prece de ordenação, conferindo-lhes o Sacramento da Ordem.

Depois que se levantaram, receberam as vestes diaconais – a estola e a dalmática, e o livro dos Evangelhos, sendo saudados pelo Bispo, pelos Padres e Diáconos presentes.

Durante a liturgia eucarística, o neo-diácono João Inoizio, que é o mais jovem de toda a Diocese, serviu ao Altar.

Ao fim da celebração, o neo-diácono João Ferreira agradeceu a todos os presentes, a todos que contribuíram para que a Ordenação acontecesse, à Escola Diaconal e seus formadores, e aos familiares.

Texto e foto: Divulgação/Escola Diaconal Santo Estevão