Catedral Nossa Senhora dos Prazeres realiza 1º Grest 2017 para crianças

O 1º GrestGruppo Estate – que quer dizer, “grupo de verão” em italiano, acontece até esta sexta-feira (28/07) nas dependências do Colégio Objetivo, em Itapetininga (SP). As atividades foram organizadas e promovidas pela Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, que este ano resolveu trazer para a Igreja, crianças com idades entre 6 e 14 anos, que estão em período de férias. O tema das atividades é uma viagem ao México, “em um povoado chamado “Espera”, formado por civilizações astecas e maias”.

Para a coordenadora do Grest, Adriana Pegoretti, as crianças que durante o ano se encontram para o Coral, Catequese, Coroinhas, Anjinhos e que veem para as missas encontram no Grest uma forma de se reunir e brincarem juntas. É um momento de muita alegria em companhia do Padre Reinaldo e monitores voluntários.

Conforme Adriana, o objetivo do Grest é uma forma de catequizar e preparar a crianças para um futuro encontro de jovens, pois é feito na mesma estrutura destes eventos. “Inspirado no Oratório italiano (1550), onde havia a intenção de criar uma comunidade religiosa e leigos unida, seguindo o exemplo dos apóstolos. Em 1841, Dom Bosco , no Oratório, trazia os jovens para o grupo de oração. Hoje o Grest é aplicado em toda a Itália e a Igreja também assume o papel de lugar de encontro de crianças e jovens”, explica.

Ela conta ainda que “há um estudo sobre os temas e, este ano foi escolhido o México, onde se fala de uma civilização maia e asteca que se fundem sobre uma magia. A história é dividida em cinco capítulos que são contados durante toda a semana, com muitas aventuras”.

Atividades

Participam da primeira edição, cerca de 90 crianças, no período das 14h às 17h, em diversas atividades recreativas, como música, teatro, Leitura do Evangelho e reflexão do Pároco Pe. Reinaldo Machado Ramos, oficinas (feltro, culinária, massinha, window color, pulseira e tear, filografia, gesso, jardinagem, pipa e caleidoscópio), além de hora para lanche e dança de roda. As oficinas, – continua ela -, acontecem em grupos monitorados por dois adultos e um jovem.

Ao todo, a Catedral contou com a participação de 64 pessoas, entre agentes de pastorais e voluntários para realizar o evento.

Fotos: Pe. Reinaldo Machado Ramos/Catedral Nossa Senhora dos Prazeres