Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul realiza parceria com Casa Rais

A Casa Rais – Referência, Apoio e Inclusão Social foi inaugurada na manhã de quinta-feira (26/07) no prédio anexo ao Serviço de Obras Sociais (SOS). O local onde agora está instalado o projeto da Prefeitura de Itapetininga foi cedido pelo Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, paróquia administradora do espaço. A casa funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, situada à rua Pedro Voss, 490, na Vila Aparecida.

“Ficamos contentes com esta inauguração e de saber que existem outras pessoas que tem essa preocupação com os mais necessitados também. O Santuário já realiza o acompanhamento dessas pessoas em situação de rua e entendemos que, há essa necessidade de somarmos forças – nós, como Igreja e, a prefeitura, como governantes – para dar a devida atenção a estas pessoas”, afirmou o vigário paroquial do Santuário, Pe. Sérgio de Azevedo (MSC).

A inauguração foi realizada pela prefeita, Simone Marquetto e, contou com a presença de Dom Gorgônio, do Pe. Sérgio, MSC; do chanceler da Diocese e Pároco da Catedral, Pe. Reinaldo Machado Ramos e demais autoridades civis.

O bispo abençoou todo o espaço após a inauguração.

Casa Rais

Conforme a assessoria da municipalidade, “este é um serviço voltado para pessoas em situação de rua, oferecendo um espaço de referência e convivência para o convívio social e social para o estímulo à organização, mobilização e participação social”. Além disso, continua a nota, “na Casa Rais está sendo implantada uma Lavanderia Comunitária, criada aos moldes da Lavanderia do Papa Francisco, no Vaticano, onde as pessoas em situação de rua poderão lavar e secar suas roupas gratuitamente”.

Na Casa Rais, segundo a assessoria, serão desenvolvidas ações preventivas para a melhora na qualidade de vida dos atendidos, bem como a troca de experiências, informações, atividades artísticas e orientações diversas. “É importante destacar que todas as ações oferecidas buscam o resgate da auto estima dos atendidos e o fortalecimento de seus vínculos sociais”.

O projeto integra o trabalho conjunto da Secretaria de Promoção Social, numa parceria com o SOS – Serviço de Obras Sociais, além de contar com a participação das Secretarias Municipais, iniciativa privada, grupos de apoio e voluntários.

Com fotos e informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapetininga.