
Nesta terça-feira (29/08), a ação missionária “Deus Conosco”, da Editora Santuário, esteve em Itapetininga para ministrar a formação diocesana dos Atendentes Paroquiais. O encontro acontece anualmente e foi realizado na Casa de Retiros Betânia, no bairro Mato Seco, em Itapetininga (SP). Em torno de 50 atendentes das paróquias de toda diocese estiveram presentes. A palestra foi ministrada pelo padre redentorista, Fábio Evaristo Resende Silva.
Sob o tema “Atendente Paroquial: missão e desafios”, Pe. Fábio abordou cinco aspectos da profissão: atendente paroquial e Igreja; virtudes e valores; ambiente da secretaria; acolhida e espiritualidade do atendente. Segundo ele, a missão do atendente paroquial é a missão da Igreja, para tanto, o profissional deve conhecer as origens dela afim de contribuir com a construção do Reino de Deus.
A relação Atendente x Igreja
O sacerdote traçou as necessidades da Igreja em relação ao atendente e como este deve conhecer a fundo a esposa de Cristo. Dessa forma, o padre explanou sobre os pilares da Igreja (Tradição, Sagrada Escritura e Magistério), além de, traçar as características da Igreja, povo de Deus. Ele destacou ainda que, os desafios da Igreja no mundo atual são o individualismo, o enfraquecimento do vínculo comunitário, a falta de empatia, o relativismo e a rapidez com que as notícias chegam hoje.
Virtudes e valores
No segundo aspecto, ele elencou as virtudes do atendente, como: ser educado; apresentável; versátil para se adaptar as situações e diversas pessoas que recebe; ter habilidade com informática/internet; boa redação; tem um papel estratégico focado no acolhimento das pessoas; é parte da dimensão evangelizadora e missionária da paróquia. Tudo isto, conforme ele, é necessário para que a Igreja seja aquilo que o Papa Francisco pede “uma Igreja de proximidade e do encontro, de portas abertas para acolher”.
Secretaria paroquial
Quanto ao ambiente, o pe. Fábio observou que o local precisa ser organizado para acolher os fieis. “A atendente é aquela pessoa que deve ser o ‘braço direito’ do pároco, pois para que ele possa desempenhar suas funções, esta cuidará do planejamento, controle de registros, organização da paróquia, sendo assim um prolongamento do trabalho pastoral. Portanto deve ser um ‘espelho’ da paróquia”, relatou.
Acolhimento
Quando se fala de atendimento, as pessoas pensam em acolhimento. “Para um bom acolhimento no atendimento físico, demonstre atenção e disponibilidade para com as pessoas atendidas, seja amável, esteja sempre com um sorriso no rosto; preocupe-se com o bem-estar das pessoas recebidas; nunca deixe as esperando por muito tempo; transmita segurança e confiança”, pontuou.
Espiritualidade do Atendente
Como em tudo que fazemos dentro da Igreja, é necessário pedir auxílio do Espírito Santo. Para o sacerdote, “devemos orar e colocar tudo nas mãos de Deus. Recorramos a Ele em todos os momentos, inclusive, em nosso trabalho para sermos bons acolhedores, locais de encontro com Jesus vivo”. O momento foi encerrado com uma dinâmica sobre a “gentileza que gera gentileza”.
Segurança da informação

No último momento do encontro, Marcelo Dias – mestrando em Ciência da Informação da UFSCAR e ex-secretário paroquial, falou às atendentes sobre a necessidade de proteger o conjunto de informações que estão nas Paróquias. O palestrante contou que “cada dia mais os hackers visam pessoas e instituições que estão desprotegidas para dar golpes, cometer fraudes e fazer o uso indevido de suas informações. As igrejas estão ainda vulneráveis a estes ataques”.
Marcelo falou dos riscos da falta de uma Política de Segurança da Informação, sobre os golpes e tipos de ataques que os hackers aplicam atualmente. Ele alertou as atendentes sobre o uso de emails e ressaltou a necessidade de ter um computador com Sistema Operacional e antivírus atualizados, bem como, trocar as senhas de emails e acesso bancário com frequência e, de realizar backups diários de todos os dados das secretarias.
Fotos: Assessoria de Comunicação/Diocese de Itapetininga
