Os Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, também conhecidos como padres dehonianos, iniciaram em 14 de julho na sua sede geral, em Roma, o XXIV Capítulo Geral, que se estenderá até o dia 27.
Um Capítulo ordinário na forma – como explica um comunicado – mas excepcional na ocasião da sua convocação, devido à nomeação, há quatro meses, do Superior Geral padre Heiner Wilmer como bispo da Diocese de Hildesheim, na Alemanha.
As tarefas do Capítulo serão discernir a vontade de Deus e eleger os novos representantes do Governo Geral da Congregação, que serão responsáveis pela execução das linhas de projeto traçadas, e pela elaboração de estratégias para o futuro da Congregação, que tem o dever imprescindível de permanecer fiel ao carisma de padre Leo Dehon. “Será especialmente necessário que a Congregação se faça presente onde a vida dói, de modo que os pobres, aqueles que não têm voz, se tornem seu tesouro, porque estão no coração de Deus”, sublinha o comunicado.
Este XXIV Capítulo Geral foi convocado quando a administração anterior estava na metade do caminho, ou seja, há muito ainda a ser realizado. Por conseguinte, não há um tema específico a ser tratado, mas é um momento útil para uma avaliação global dos objetivos a serem alcançados e dos meios para fazê-lo. Mas acima de tudo, tem um lema de referência que ajudará os membros do Capítulo no caminho do discernimento: “Com mente e coração abertos às exigências da Igreja e do mundo”, “um lema particularmente apropriado nesta época de grandes mudanças da sociedade que nos rodeia e de grandes tensões inter-religiosas que colocam em provação a presença de cristãos em vastas áreas do planeta”.
Iniciado em 14 de julho com um dia de oração – culminando com uma solene concelebração na capela da Casa Geral de Roma, presidida pelo Superior Geral Regente, Carlos Enrique Caamaño Martín – o Capítulo se concluirá em 27 de julho. Mas já no dia 22 deverão ser sido eleitos quer o novo Superior Geral como os novos conselheiros.
Fonte: Vatican News
