Pe. Sirlei ministra palestra no I Encontro Provincial de Presbíteros

Nesta quarta-feira (29/08), Pe. Sirlei de Oliveira será um dos palestrantes do dia no I Encontro de Presbíteros da sub-Região de Sorocaba. O encontro segue até a manhã de quinta-feira (30) na Casa de Retiros e Eventos São José, em Sorocaba (SP). A manhã iniciou com a Santa Missa que foi presidida por Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo diocesano de Itapeva e foi concelebrada por Dom Júlio Endi Akamine SAC, Arcebispo de Sorocaba e, por Dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí.

O representante do Presbitério de Itapetininga abordou, nesta manhã, o tema “Qual a missão do Presbítero”, baseado no capítulo 3 do texto base do 17º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP) deste ano. O tema central do encontro provincial é o “Presbítero: discípulo do Senhor e pastor do rebanho” e o lema “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiães (At 20,28)”, mesmo tema refletido no ENP 2018, em Aparecida (SP).

Pe. Leonel, Pe. Carlos, Dom Gorgônio, Pe. Luis Antonio, Pe. Elias, Pe. André Viana, Pe. Gracélio, Pe. Luiz Paulo (em pé); Pe. Sirlei, Pe. André Garcia, Pe. Marco Antonio e Pe. Ricardo

No período da tarde, os sacerdotes representantes das dioceses de Itapetininga, Itapeva, Registro, Jundiaí e da Arquidiocese de Sorocaba serão divididos em grupos para uma partilha sobre a Pastoral Presbiteral. A reflexão será conduzida pelo Pe. Carlos Eduardo de Oliveira, pároco da Paróquia São Francisco de Assis (Capela do Alto-SP) e atual Coordenador Diocesano de Pastoral de Itapetininga. Padre Carlos esteve nos dois últimos Encontros Nacionais de Presbíteros.

O bispo de Itapetininga, Dom Gorgônio esteve presente no encontro para cumprimentar os padres e bispos. Hoje, ao fim da tarde, as atividades serão encerradas com Adoração ao Santíssimo com a oração das Vésperas.

Último dia

Segundo a programação do encontro, na parte da manhã os padres realizarão Avaliação e Conclusão do encontro. A missa de encerramento será presidida por Dom Vicente por volta das 11h.

Fotos: Pe. André Garcia/Diocese de Itapetininga