O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), esteve reunido na manhã deste último domingo (26), na Casa de Retiro Betânia em Itapetininga.O CDP é composto pelos padres referenciais pastorais, coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos eclesiais e ministérios leigos, além dos coordenadores paroquiais de pastoral (CPP) das 42 paróquias de nossa Diocese.
A reunião foi conduzida pelo coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Carlos Eduardo de Oliveira, e contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Gorgônio. Esteve em pauta, o Sínodo, cujo tema é “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, entre outros assuntos.
O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) é uma instituição eclesial criada pelo Concílio Vaticano II, com a finalidade de “pesquisar os assuntos que se relacionam com as obras pastorais, examiná-los diligentemente e tirar deles as conclusões práticas”. Presidido pelo bispo diocesano e coordenado pelo coordenador diocesano de pastoral, é um órgão de caráter consultivo. Contando com membros do clero, dos religiosos e do laicato, o CDP é um órgão representativo do Povo de Deus da diocese, dedicado especialmente a auxiliar o Bispo nas questões pastorais.


