O Bispo Diocesano, Dom Gorgônio presidiu na noite desta terça-feira (19), a Santa Missa em comemoração aos 24 anos de Instalação da Diocese de Itapetininga. A celebração aconteceu na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres e contou com a presença dos Padres de nossa Diocese, diáconos, seminaristas, religiosos (as) e de todo povo de Deus que lotaram a Catedral Diocesana.
Nesta mesma ocasião, foi comemorado o aniversário de 24 anos de Ordenação Episcopal de Dom Gorgônio. A Santa Missa marcou a abertura oficial do Ano Jubilar, período dedicado para nos prepararmos para a grande festa dos 25 anos da Diocese em julho de 2023.
Durante a celebração eucarística foi lançado oficialmente o Selo comemorativo dos 25 anos anos da Diocese e também da Oração e o Hino Jubilar.
Durante a homilia, o Bispo Diocesano relembrou toda caminhada, fazendo memória de todos aqueles que passaram por essa Diocese e que fizeram história. “Estamos celebrando 24 anos de caminhada de nossa Diocese de Itapetininga e muitas coisas bonitas Deus nos possibilitou, tantas maravilhas do seu amor, da sua bondade e misericórdia foram realizadas em nosso meio, tantos sinais de Deus” comentou o bispo.
“Tantas dificuldades superadas, tantos gestos de amor e compromisso, de solidariedade, de evangelização, nossas comunidades, novas paróquias, nossas pastorais e movimentos, associações e entidades sociais e tantas iniciativas que foram acontecendo para manifestar o amor de Deus em meio ao nosso povo“.
“Demos graças a Deus e pedir a Ele que continue derramando suas bençãos sobre a nossa Diocese e toda Igreja para que nós possamos frutificar no caminho de Deus e para que tenhamos várias vocações para os ministérios de nossa Igreja” conclui.

Já a Oração Jubilar foi escrita pelo próprio Bispo Diocesano, Dom Gorgônio e nela traz as preces e agradecimentos pelos 25 anos de fé, amor e história. Recomenda-se que a Oração Jubilar seja proferida em todas as Celebrações Eucarísticas e encontros pastorais.
ORAÇÃO DO JUBILEU DA DIOCESE DE ITAPETININGA
Ó PAI, FONTE DE AMOR E MISERICÓRDIA, GUIADOS PELO ESPÍRITO SANTO E UNIDOS EM CRISTO NOSSO REDENTOR, QUEREMOS DAR-VOS GRAÇAS AO CELEBRAR O JUBILEU DOS 25 ANOS DE NOSSA DIOCESE DE ITAPETININGA.
COM O CORAÇÃO EXULTANTE DE ALEGRIA E GRATIDÃO VOS BENDIZEMOS CANTANDO AS VOSSAS MISERICÓRDIAS EM NOSSO FAVOR. COM MARIA, NOSSA MÃE, PODEMOS DIZER: “MARAVILHAS FEZ CONOSCO O SENHOR, SANTO É O SEU NOME”.
LEMBRAMOS: AS PARÓQUIAS, O SEMINÁRIO, A CÚRIA DIOCESANA, A CASA DE RETIROS “BETHÂNIA”, O BISPO, OS PADRES, OS DIÁCONOS, OS RELIGIOSOS E AS RELIGIOSAS, OS SEMINARISTAS E TODO O NOSSO QUERIDO POVO PRESENTE EM NOSSAS COMUNIDADES, NAS PASTORAIS, NOS MOVIMENTOS, NAS ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES SOCIAIS. POR TUDO E POR TODOS “DAMOS GRAÇAS A VÓS, PORQUE ETERNO É O VOSSO AMOR”
NO JUBILEU FAZEMOS MEMÓRIA DE NOSSA HISTÓRIA E LEMBRAMOS TODOS OS QUE NOS PRECEDERAM E DEIXARAM COMO LEGADO O TESTEMUNHO DE SUA FÉ. “DAI-LHES SENHOR A ETERNA RECOMPENSA”.
O JUBILEU É TEMPO DE RECONCILIAÇÃO: PERDOAI-NOS E DAI-NOS A GRAÇA DE NOS PERDOARMOS MUTUAMENTE E VIVERMOS NA COMUNHÃO FRATERNA E NA PAZ.
A CELEBRAÇÃO DO JUBILEU NOS CONVIDA TAMBÉM A UM COMPROMISSO RENOVADO DE AMOR A CRISTO E À IGREJA VIVENDO E ANUNCIANDO O EVANGELHO COM ARDOR MISSIONÁRIO. “COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO”.
PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES, NOSSA PADROEIRA, DERRAMAI COPIOSAMENTE VOSSAS GRAÇAS E BÊNÇÃOS SOBRE A NOSSA DIOCESE E TODA A IGREJA. AMÉM!
Baixe a Oração Jubilar em PDF
O Hino Jubilar teve a composição de Padre Elias Soares Júnior, Pároco da Paróquia Bom Jesus do Bom Fim de Pilar do Sul e pelos seminaristas André Augusto Dias Leme e Carlos Alberto de Moraes Machado.
O Deus Santo de amor e bondade
Em seu Filho nos chamou a ser
Novo povo e na unidade
O Evangelho fazer florescer.
Ser Igreja a caminho do Reino,
Abraçando a nossa missão.
Por que Deus em sua misericórdia,
Estendeu-nos sua mão.
R. Celebremos com grande alegria
A festa jubilar.
/: Diocese de Itapetininga,
Vamos juntos evangelizar! :/ (2x)
2. Uma Igreja em saída seremos
Se a Palavra pudermos guardar.
Sempre atentos ao vosso apelo,
De teu Reino poder propagar.
Pela força da Eucaristia
Que impulsiona nosso coração.
Por que Deus em sua misericórdia
Estendeu-nos sua mão.
R.
3. Demos glória ao Deus Trino Onipotente,
Pela vida desta Diocese.
Que em Maria, a Virgem dos Prazeres,
Se alegra e se enaltece.
Abraçando a Cruz de Jesus Cristo
E o servindo em cada irmão.
Por que Deus em sua misericórdia
Estendeu-nos sua mão.












Fotos: Pascom Diocesana
