Seminário Diocesano acolhe cinco novos seminaristas

Nesta quinta-feira, (9), aconteceu no Seminário Diocesano São João Paulo II, em Itapetininga (SP), a Missa de acolhida dos jovens que iniciarão a caminhada para o sacerdócio.

A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gorgônio e concelebrada pelo Padre Marco Antônio Custódio, Reitor do Seminário e Padre João Vitor, Diretor Espiritual dos propedêuticos.
Também participaram da celebração, Padre Elias, Padre Fábio Meira, Padre Ivan Carlos e Padre Jobel, além dos seminaristas, amigos e familiares.

Durante a homilia, Dom Gorgônio acolheu os cincos jovens que iniciam neste ano o período do Propedêutico. “Acolhemos com carinho os novos seminaristas, é uma alegria para nós! 

Fazendo referência a este tempo de estudo para os seminaristas, o bispo continuou afirmando que “Seminário não é um lugar de garantias de vantagens, de buscar os próprios interesses, não é uma realização pessoal. É uma vida gastada, doada, sacrificada, abnegada, para ser santificada. Assim, a vida do Padre tem sentido se for entregue para santificar o povo de Deus, para estar junto com eles”.

No final da celebração, Pe. Marco Antônio fez uso da palavra e em nome do Seminário Diocesano, acolheu e deu as boas-vindas aos novos seminaristas e ressaltou que a Vocação Sacerdotal é um chamado precioso que precisa ser cultivado continuamente, e por isso, precisa de constante oração.

Após um ano de acompanhamento participando dos convívios vocacionais, os candidatos foram entrevistados pelo bispo em dezembro de 202. Na entrevista foram selecionados os jovens:

São eles:

  • Daniel Silveira Syllos – Paróquia Santo Antônio | Porangaba/SP.
  • Gabriel Antônio de Castro Almeida – Paróquia São Francisco de Assis | Capela do Alto/SP.
  • Gabriel de Oliveira Lopes – Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Itapetininga/SP.
  • Leonardo da Silva Ribeiro – Paróquia Nossa Senhora das Estrelas| Itapetininga/SP.
  • Lucas dos Santos de Campos – Paróquia Bom Jesus do Bom Fim| Pilar do Sul/SP.

 

O Propedêutico tem uma rotina diferente dos demais, principalmente nos estudos, com aulas internas de Língua Portuguesa, História e Geografia, pois prestam vestibular no fim do ano. Também têm aulas introdutórias de Filosofia, Catecismo, Liturgia e Sagrada Escritura. Além disso, eles são acompanhados por uma psicóloga, com terapias em grupo. Seus trabalhos pastorais, durante os dois primeiros anos, são feitos na paróquia de origem, além de terem um contato maior com os seus familiares”

Com alegria a Diocese de Itapetininga acolhe os novos seminaristas e que Nossa Senhora dos Prazeres interceda sempre na vida de cada um deles para que possam seguir firmes no chamado de Deus.

Ao todo, o Seminário Diocesano conta atualmente com 18 seminaristas. O Seminário está localizado na avenida Dr. Cyro Albuquerque, 4450, no Jardim Marabá em Itapetininga.