Domingo de Ramos abre as celebrações da Semana Santa

Neste domingo (02),   a Igreja celebrou o ” Domingo de Ramos”, data que marcou o início da Semana Santa, na qual celebra a Paixão, Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.

As celebrações começaram pela manhã em todas as Paróquia de nossa Diocese, com procissões e missas com benção dos ramos, relembrando a entrada de Jesus Cristo, em Jerusalém.

O domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado em um jumento e, com as folhas nas mãos, aclamavam Jesus.

A Semana Santa é vivenciada pelos católicos entre o Domingo de Ramos e o Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor, que neste ano será em 09 de abril, passando pelas celebrações do Tríduo Pascal, na Quinta-feira Santa (6), Sexta-feira Santa (7) e Sábado de Aleluia (8).

O bispo diocesano Dom Gorgônio, presidiu a Missa e a Bênção dos Ramos, às 10 horas, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga.

Semana Santa

Santos Óleos

Como parte do período pascal, ocorre nesta quarta-feira (05), a Santa Missa, às 19h30, na Catedral Diocesana, a Missa dos Santos Óleos e renovação das promessas sacerdotais. Trata-se de uma celebração diocesana, presidida pelo bispo e concelebrada por todo clero, na qual é abençoado todo azeite que será utilizado até a próxima Páscoa tanto na Crisma quanto para unção dos enfermos, entre outros sacramentos. Na oportunidade, todo o Clero faz a renovação anual das promessas sacerdotais.

Tríduo Pascal ( Catedral Diocesana)

Com a missa da Ceia do Senhor, conhecida como a Missa do Lava-pés, na Quinta-feira Santa, inicia-se o chamado Tríduo Pascal. Na Catedral, a missa ocorre às 19h, presidia pelo bispo.

A Sexta-feira Santa, dia de jejum e abstinência, é marcada pela celebração da Paixão do Senhor, às 15 horas, e a procissão do Senhor morto às 19h. Na Catedral, as duas celebrações contam com a participação do bispo diocesano.

O Tríduo Pascal da Catedral encerra-se no Sábado Santo com a Vigília da Páscoa, que terá início às 19h30 e também presidida pelo bispo Dom Gorgônio.

No Domingo da Ressurreição, Dom Gorgônio preside a Santa Missa às 10h na Catedral e às 19h30 no Santuário São Judas Tadeu em Tatuí.

Vale ressaltar que durante toda a Semana Santa, as paróquias da Diocese têm programações próprias para missas, procissões e vigília. A programação completa pode ser obtida nas igrejas, por telefone ou também nas redes sociais das paróquias.

 

Fotos: William Furtado