Nesta quinta-feira, dia 08 de fevereiro, o Seminário Diocesano São João Paulo celebra seus 25 anos de criação.
O Seminário teve início no ano seguinte da instalação da Diocese de Itapetininga. Em 1.999 ingressou a 1ª turma de propedêutico que funcionou provisoriamente em uma casa na Vila Rosa até que ficasse pronto parte do Seminário que no mesmo ano de 1.999 começou a ser construído em um terreno de 02 alqueires, às margens da avenida Dr. Cyro Albuquerque no Bairro Taboãozinho, deixado em herança por uma benfeitora da cidade. A Construção foi parcialmente concluída no ano 2.000.
A primeira turma de Seminário, era formada pelos Seminaristas Carlos Eduardo de Oliveira, Lorival de Oliveira Pedro, Fabio José de Meira, Reinaldo Machado Ramos, Marco Antônio Custódio, e outros, ao todo, 12 Seminaristas.
Estes permaneceram na casa da Vila Rosa durante todo o ano de 1.999. No ano 2.000, iniciaram o ano letivo já nas novas dependências, ainda improvisada na construção do novo Seminário.
No ano de 2.001, começaram a chegar os Seminaristas que estavam se formando na Diocese de Sorocaba, mas pertenciam ao território de Itapetininga. Vieram concluir seus estudos no Seminário de Itapetininga, os Seminaristas: Ricardo de Oliveira, Sirlei Aparecido, Fabio da Silveira Wagner e Élcio Roberto de Góes.
Em 2.006 foi ordenada a 1ª turma formada integralmente pelo nosso Seminário: Pe. Reinaldo, Pe. Marco Antônio, Pe. Lorival, Pe. Fábio Meira, Pe. Carlos Eduardo.
Desde então, nosso Seminário tem acolhido todos os anos jovens que querem responder seu chamado ao Sacerdócio.


