Dom José Benedito Cardoso toma posse como 4º bispo da Diocese de Catanduva/SP

Dom José Benedito Cardoso tomou posse como 4º bispo na linha de sucessão apostólica da Diocese de Catanduva/SP, neste sábado (17), em celebração na Catedral Nossa Senhora Aparecida. O rito de posse foi presidido pelo Arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva.

A celebração foi marcada, ainda, por alguns momentos significativos como a apresentação das Letras Apostólicas através da leitura, pelo chanceler, da bula papal de nomeação do novo bispo, a entrega do báculo e a saudação de todo o clero diocesano, em sinal de obediência e respeito ao seu novo pastor.

A Diocese de Itapetininga esteve representada pelo Bispo Diocesano, Dom Gorgônio e pelos padres: Carlos Eduardo, Élcio Roberto, Edson Meira, Lorival, Fábio Meira, Luiz Antônio, Leandro, Beto, Rodolfo, Marco Custódio e Padre Marcos Donizetti, além de diáconos, seminaristas e amigos e familiares de Dom Cardoso.

Dom José Benedito Cardoso foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo de Catanduva no dia 04 de janeiro de 2024, transferindo-o da sede titular de Castellum Minus e do ofício de auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Sobre Dom José Cardoso

Dom José Benedito Cardoso nasceu em 12 de setembro de 1961, em Angatuba, diocese de Itapetininga (SP). Estudou filosofia no Seminário São Carlos Borromeu em Sorocaba (1981-1982) e teologia no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP), em São Paulo (1983-1986).

Em 23 de novembro de 1986, foi ordenado sacerdote para a arquidiocese de Sorocaba, onde foi pároco em Bom Jesus de Alambari (1987). Com a criação da diocese de Itapetininga, em 1998, ocupou os cargos de chanceler diocesano (1998-2010) e de reitor do Seminário Diocesano (2004-2006). Durante vários anos, foi Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Sorocaba.

Foi Vigário Geral; pároco de São Roque, em Itapetininga (desde 1988); membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores e Presidente do Tribunal Diocesano de Itapetininga. Foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 23 de janeiro de 2019 como bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo.

Em 15 de março de 2019 recebeu Ordenação Episcopal em Itapetininga pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. Dom José Benedito Cardoso foi acolhido na região episcopal Lapa no dia 31 de março de 2019.

Fotos: Vitor Zocarato