Catedral realiza novena em honra à Nossa Senhora dos Prazeres

A Catedral Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga, celebra entre os dias 31 de março a 8 de abril, a novena em honra a padroeira. As celebrações acontecem todas as noites às 19h30 com a presença de padres e bispos convidados.

Na segunda-feira, 8 de abril, dia da padroeira, as celebrações acontecem em três horários: 07h; 12h; 19h30. As missas estão sendo transmitidas pelo Facebook da Catedral e pela TVi.

 

 

Nossa Senhora dos Prazeres

Reza a tradição que, em 1648 e 1649, quando foram travadas as duas batalhas dos Guararapes, a vitória dos brasileiros e portugueses contra os holandeses e, em conseqüência, sendo os mesmos expulsos do Brasil, deve-se a intercessão da Virgem, invocada pelos brasileiros e portugueses. A partir disso difundiu-se por todo o Brasil colonial a devoção a Nossa Senhora dos Prazeres, sendo erigidas, em vários pontos da então Colônia Portuguesa, muitas igrejas e capelas, incluindo-se a Matriz Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga, que data da fundação da cidade, ocorrida em 1770.

A Imagem existente em Itapetininga foi esculpida na década de 1940 e o artista trabalhou dois anos na execução da obra. Tem cerca de dois metros de altura e representa a Virgem com o Menino Jesus ao colo, segurando um cetro na mão direita e está apoiada sobre nuvens, com vários Querubins aos pés.