Diocese de Itapetininga sedia encontro da Província Eclesiástica de Sorocaba

Na manhã desta sexta-feira, 03 de maio, bispos e padres da Província Eclesiástica de Sorocaba estiveram reunidos em Itapetininga para a primeira reunião do ano.

O encontro aconteceu na Cúria Diocesana e contou com a participação dos Bispos da Província: Dom Eduardo Malaspina, bispo da Diocese de Itapeva; Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, bispo da Diocese de Registro; Dom Arnaldo Cavalheiro Neto, bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Vicente Costa, bispo emérito da Diocese de Jundiaí e Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, bispo anfitrião da Diocese de Itapetininga.

O Arcebispo Dom Júlio Endi Akamine, da Arquidiocese de Sorocaba, não pôde comparecer e justificou ausência.

Além dos bispos, participaram da reunião os padres que auxiliam no governo pastoral e na administração das cinco igrejas particulares: coordenadores de pastoral, representantes dos presbíteros e vigário geral.

Entre eles, Padre Márcio Almeida, representante do clero de Itapetininga, Padre Douglas, representante do clero de Registro; Pe. Márcio representante do clero de Sorocaba; Pe. Antônio Carlos, coordenador de pastoral de Jundiaí; Pe. Carlos Eduardo, coordenador de pastoral de Itapetininga; Pe. Júlio, coordenador de pastoral de Sorocaba; Diácono Orlando, assessor da catequese de Registro; Pe. Márcio, assessor da catequese de Itapeva; Pe. Leonardo, assessor da catequese de Itapetininga; Pe. Erickson, assessor da catequese de Jundiaí e Padre Élcio, Vigário Geral de Itapetininga.

O encontro teve início com a oração e em seguida a apresentação dos participantes e a leitura e aprovação da ata da última reunião.

Três importantes pontos estiveram em pauta: A dimensão familiar; destaques da 60ª Assembleia Geral da CNBB e o Ministério do Catequista.

A primeiro tema abordado foram os passos dados quanto as urgências assumidas da dimensão familiar, assessorado pelos padres M

árcio Ferreira e Pe. Antônio Carlos.

Em seguida, Dom Manoel, destacou alguns pontos importantes da 60ª AG da CNBB e por fim, Padre Erickson Ramos ministrou o momento de reflexão sobre o ministério do catequista.

O encontro da Província é uma reunião das Igrejas Diocesanas para se promover a ação pastoral comum e para estimularem as relações dos bispos entre si. A próxima reunião está agendada para o dia 27 de junho na Diocese de Itapeva.