A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB está realizando entre os dias 1 e 3 de outubro, o Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros, que acontece na Casa Dom Luciano de Almeida, em Brasília (DF).
A Diocese de Itapetininga conta com a participação do Padre Leonardo Soncin da Paróquia São João Batista de Itapetininga e Padre Lucas Augusto, da Paróquia São João Batista de Guareí.
O encontro reúne cerca de 250 sacerdotes que buscam aprofundar ainda mais a dimensão Bíblico-Catequética na Igreja no Brasil como um eixo unificador da Pastoral, da renovação da comunidade e do fortalecimento da fé
O Seminário teve início na tarde desta terça-feira, (1º), com a celebração de abertura seguida de uma análise da conjuntura sócio eclesial com o tema “Olhar a realidade e os sinais dos tempos”, com o presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom Leomar Antônio Brustolin.
Outra conferência aconteceu às 17h com a temática “IVC: criando um vocabulário comum”, com a assessoria do padre Wagner Carvalho.
No segundo dia do Seminário, 2 de outubro, o encontro conta com duas palestras na parte da manhã, sendo o Querigma, às 9h, proferida pela assessora da Comissão, Mariana Venâncio, e às 11h sobre Catecumenato com dom Juarez Sousa da Silva.
Já na parte da tarde, às 14h, dom Armando Bucciol falará sobre a “a arte de presidir” e às 15h os padres Jânison de Sá e Jean Poul abordarão a temática “purificação e iluminação”. Logo mais, às 16h30, dom Andherson Franklin trata a temática da mistagogia.
O último dia do Seminário, 3 de outubro, será dedicado ao estudo e análise da catequese e as mídias digitais, com o professor Moisés Sbardelotto. E, por fim, haverá a possibilidade de discutir projetos comuns para a Igreja no Brasil em torno da Iniciação à Vida Cristã.