No último sábado, dia 12 de outubro, a Paróquia São João Batista de Guareí foi elevada a Santuário Diocesano. A Celebração Solene foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, e marcou um momento histórico para toda a comunidade, com a leitura do decreto que reconhece a importância espiritual e cultural da Igreja
A Santa Missa contou com a presença do Padre Fábio Meira e Padre Lucas Augusto, pároco, além de diácono, seminarista, autoridades civis municipais e centenas de fiéis que lotaram a igreja matriz.
Logo no início da celebração, Padre Fábio Meira, realizou a leitura do decreto de criação do Santuário Diocesano, e nomeação de Padre Lucas Augusto Alves de Oliveira, como o primeiro reitor na missão de continuar a tradição de evangelização da Igreja.
Durante a homilia, Dom Gorgônio destacou o significado da elevação, ressaltando que a nova condição da igreja é um reconhecimento de sua história e do papel que desempenha como centro de devoção. “Santuário é a valorização da igreja matriz, mas a paróquia são todas as comunidades, que este lugar seja sempre uma casa de oração e de encontro com Cristo para nos fortalecer sempre na caminhada”, afirma o bispo. E ainda ressalta: “Cada um de nós devemos ser um santuário vivo”.
Em sua reflexão, Dom Gorgônio relembrou os 150 anos da paróquia e fez memória do guareiense Dom Luiz Castanho de Almeida. “Hoje estou usando o báculo usado por Dom Castanho para expressar a comunhão com toda a nossa história, nossa fé e de nossa devoção”, conclui o bispo.
No final da celebração, as crianças homenagearam Nossa Senhora Aparecida com a coroação da padroeira do Brasil.
Santuário é um título dado pela Igreja a um templo, aonde os fiéis em peregrinação, por algum motivo especial de piedade são atraídos por ser um lugar onde fiéis devotos alcançam graças, transformando-o em um local sagrado da ação poderosa de Deus que recorda na fé a obra salvífica do Senhor.
Nos Santuários, oferecem-se aos fiéis, meios de salvação mais abundantes, anunciando com diligência a Palavra de Deus, incentivando adequadamente a vida litúrgica, principalmente com a Eucaristia e a celebração da Penitência, e cultivando as formas aprovadas de piedade popular. (Cân. 1234 do Código de Direito Canônico).
A elevação de Santuário representa um reconhecimento formal do Vaticano e reforça a importância da Igreja como um espaço de peregrinação e devoção na diocese de Itapetininga.







Fotos: PasCom Santuário São João Batista – Guareí