De 4 a 6 de julho, a Diocese de Itapetininga sediou um momento marcante para a Igreja no Brasil: o VII Congresso Missionário Estadual de Seminaristas, promovido pelo COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas) do Regional Sul 1 da CNBB. Com o tema “Missionários da Esperança entre os Povos” e o lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), o encontro reuniu seminaristas em uma profunda vivência de espiritualidade, partilha e formação missionária.
O congresso aconteceu na Associação Nossa Senhora Rainha da Paz, em Itapetininga, e contou com a acolhida do reitor do Seminário Diocesano São João Paulo II, Padre Marco Antonio Custódio, que também acompanhou os seminaristas durante todo o evento.
A abertura oficial foi presidida por Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, bispo diocesano de Itapetininga, que expressou sua alegria em receber os seminaristas do Regional Sul 1 e incentivou-os a perseverarem no ardor missionário.
Entre os destaques da programação:
-
Pe. Andrey Oliveira Silva, assessor eclesiástico do COMISE Regional Sul 1 da CNBB, presidiu a Santa Missa com os seminaristas e religiosos, reforçando a importância do protagonismo missionário na formação presbiteral.
-
Pe. Luis Fernando, secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB, conduziu um momento profundo de Espiritualidade Missionária, onde recordou que “só podemos falar daquilo onde colocamos os pés”, destacando a missão como saída concreta ao encontro dos que ainda não conhecem Cristo.
-
No dia 5, a 2ª Conferência foi ministrada por Dom Carlos Silva, OFM Cap., que refletiu sobre a Campanha Missionária de 2025, cujo tema será: “Missionário da esperança entre os povos”. O bispo enfatizou a esperança como força que move o coração missionário.
-
O encontro também contou com a presença de Pe. Erickson Silva, do clero de Jundiaí, e Pe. David Roger Siqueira, da Arquidiocese de Sorocaba, que contribuíram nas atividades e partilhas durante o final de semana.
Foram dias marcados pela alegria da convivência fraterna, pela celebração da vocação e pelo renovado compromisso com a missão da Igreja. Um dos seminaristas participantes expressou:
“Foram dias intensos de partilha, convivência e celebração da beleza da nossa vocação e da grande responsabilidade da missão que abraçamos. Refletimos sobre as dimensões da missão e redescobrimos a esperança como força que nos impulsiona no caminho – e essa esperança tem nome: Jesus Cristo!”
O VII Congresso Missionário reafirmou que, pelo Batismo, todos somos missionários – seja na vida religiosa ou no ministério diocesano. Que os frutos semeados durante este encontro floresçam em vocações generosas e corações ardentes pelo anúncio do Evangelho.
Que o Senhor continue a abençoar esta caminhada missionária e que Nossa Senhora interceda por todos os nossos seminaristas e vocacionados!









