No dia 9 de julho, a Igreja celebra com alegria a memória de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, a primeira santa brasileira canonizada. Seu testemunho de vida simples, dedicada aos pobres, aos doentes e aos mais necessitados, continua a inspirar milhares de fiéis no Brasil e no mundo.
Santa Paulina, nascida como Amabile Lucia Visintainer em 1865, na Itália, imigrou ainda criança com sua família para o Brasil, estabelecendo-se no estado de Santa Catarina. Desde jovem, demonstrava profundo amor a Deus e grande sensibilidade pelos que sofriam. Fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, primeira congregação religiosa feminina fundada no Brasil, Santa Paulina dedicou sua vida à caridade, ao cuidado dos doentes e à evangelização dos humildes.
Foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 19 de maio de 2002, tornando-se a primeira santa do Brasil. Seu santuário, localizado em Nova Trento (SC), é hoje um dos mais visitados do país, acolhendo peregrinos de todos os lugares que vão em busca de conforto, oração e milagres.
Celebrar Santa Paulina é recordar o valor da fé vivida na simplicidade, na caridade e na esperança, e deixar-se tocar pelo seu exemplo de amor incondicional a Deus e aos irmãos.
Santa Paulina, rogai por nós!