Neste dia 17 de setembro, nossa Diocese de Itapetininga se une em ação de graças para celebrar o aniversário natalício de Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, bispo emérito que, com dedicação e zelo pastoral, guiou o povo de Deus em nossa Igreja particular por mais de uma década.
Nascido em 17 de setembro de 1949, no bairro de Caieira, em Fartura (SP), filho de Januário da Encarnação (in memoriam) e Maria Conceição Nóbrega da Encarnação. Foi batizado na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores em 1º de outubro de 1949, pelo Pe. Quintilhano Rosa.
Por mais de 21 anos, Dom Gorgônio atuou como pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Fartura. Em 15 de abril de 1998, foi nomeado pelo Papa São João Paulo II como o primeiro bispo da recém-criada Diocese de Itapetininga (SP). Sua ordenação episcopal e posse ocorreram em 19 de julho do mesmo ano, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, presidida por Dom José Lambert (in memoriam), então Arcebispo de Sorocaba.
Durante seu episcopado, destacou-se pelo cuidado com as vocações, incentivo à vida comunitária e pastoral, fortalecimento das estruturas diocesanas e proximidade com os fiéis. Com olhar atento à realidade social, sempre buscou promover a evangelização aliada à caridade, marcando a vida da Diocese com seu testemunho de fé, simplicidade e dedicação.
Hoje, agradecemos a Deus pelo dom da vida de Dom Gorgônio, pedindo que Maria Santíssima e o Sagrado Coração de Jesus o abençoem sempre em sua missão de pastor, que mesmo emérito, continua a ser presença viva e inspiradora em nossa Igreja.
Parabéns, Dom Gorgônio!

