A Diocese

A Diocese de Itapetininga foi criada pelo Papa São João Paulo II através da Bula Pontifícia “Apostolicum Munus” em 15 de abril de 1998. Nesta mesma data o Santo Padre nomeou o primeiro Bispo de Itapetininga na pessoa de Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto CR.

A Instalação da Diocese, a Ordenação Episcopal de Dom Gorgônio e sua tomada de posse, aconteceram no dia 19 de julho de 1998 na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres (Itapetininga/SP), em cerimônia presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom José Lambert (in memorian), saudoso Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, com a presença dos Bispos da Província Eclesiástica e Bispos de outras localidades.

Localizada no Sudoeste do Estado de São Paulo, a Diocese de Itapetininga tem uma área geográfica de 7.948 Km², abrangendo os municípios de Itapetininga, Tatuí, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Angatuba, Paranapanema, Alambari, Campina do Monte Alegre, Cesário Lange, Capela do Alto, Guareí, Sarapuí, Porangaba, Quadra e Torre de Pedra.

No início, em 1998, a Diocese contava com 320.000 habitantes distribuídos em 19 Paróquias, que compreendiam cerca de 250 Comunidades rurais e urbanas. Para o atendimento pastoral dispunha de 23 dedicados Sacerdotes e 16 Diáconos Permanentes. Estavam e continuam presentes na Diocese seis comunidades de vida consagrada feminina.

Com a Graça de Deus, após 20 anos constatamos um crescimento significativo. Hoje, a população está em torno de 450.000 habitantes; contamos com 41 Paróquias compreendendo 405 Comunidades54 Presbíteros101 Diáconos Permanentes e 27 Seminaristas.

 

RETROSPECTIVA

1998 – Criação e Instalação Canônica da Diocese; Ordenação do Bispo e início da caminhada diocesana: Reuniões, formação dos conselhos; estruturação jurídica e econômica; Contato com as lideranças; Visitas às Paróquias.

1999 – Criação do Seminário Diocesano São João Paulo II; 1ª Assembleia Ordinária Diocesana; Início da construção do Prédio do Seminário; Criação das Paróquias São Pedro (Torre de Pedra); Bom Jesus (Quadra) e, São Roque (Campina do Monte Alegre) e, São José (distrito de Campos de Holambra).

2000 – Celebração do Ano Santo e início do 3º Milênio; Inauguração da primeira parte do prédio do Seminário; Início da Escola Diaconal para 15 candidatos; Celebração dos 500 anos de Evangelização do Brasil.

2001 – Ordenação de 13 novos Diáconos Permanentes; Primeira Visita Pastoral do Bispo às Paróquias, Criação da Paróquia Santana e Santa Rita.

2002 – Canonização de Santa Paulina; Ordenação do Primeiro Sacerdote da Diocese de Itapetininga.

2003 – Visita Ad Limina Apostolorum. Bispo é recebido por São João Paulo II em Roma; Ordenação de 3 novos Padres.

2004 – Criação das Paróquias São José Operário e Sagrada Família (Tatuí); Inauguração da segunda Parte do Seminário; Ordenação de 1 novo Padre.

2005 – Morte de São João Paulo II; Eleição de Bento XVI; 2ª Assembleia Ordinária Diocesana; Ordenação de 2 novos Padres.

2006 – Carta do Papa “Deus Caritas est”; Ordenação de 6 novos Padres.

2007 – Abertura da comemoração do Primeiro Decênio da Diocese; Assembleia Extraordinária Diocesana; Conferência do Episcopado Latino Caribenho em Aparecida (SP); Visita do Papa Bento XVI ao Brasil; Canonização de Santo Antonio de Sant’Ana Galvão; Ordenação de 4 novos Padres.

2008 – Primeira Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida; Segunda Visita Pastoral do Bispo às Paróquias; Celebração do 10º aniversário da Diocese e da ordenação de Dom Gorgônio; Lançamento da pedra fundamental da Sede da Diocese de Itapetininga; Ordenação de 2 novos Padres.

2009 – Visita Ad Limina Apostolorum, Bispo é recebido pelo Papa Bento XVI; Início das atividades da Fundação “Divina Providência”; Ordenação de 1 novo Padre.

2010 – Criação das Paróquias São Lázaro (Tatuí) e, Senhor Bom Jesus e São Roque (Distrito do Bom Retiro); Inauguração da Capela São José do Seminário São João Paulo II; Inauguração da Sede da Diocese; Ordenação de 3 novos Padres.

2011 – Criação das Paróquias Nossa Senhora das Graças, Santa Cruz, São Paulo Apóstolo (Itapetininga) e, Santa Teresinha do Menino Jesus (Tatuí); 3ª Assembleia Ordinária Diocesana e elaboração do Plano Diocesano de Pastoral.

2012 – Construção e Inauguração da Sede da Pastoral da Criança; Ordenação de 2 novos Padres; Criação das Paróquias Nossa Senhora de Fátima (Itapetininga), São Judas Tadeu (São Miguel Arcanjo) e Sagrado Coração de Jesus (Tatuí).

2013 – Renúncia do Papa Bento XVI e Eleição do Papa Francisco; Visita do Papa Francisco ao Brasil; Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro; Ordenação de 2 novos Padres.

2014 – Visita Pastoral com a Realização de Assembleias Paroquiais em todas as Paróquias sobre a aplicação do Plano Diocesano de Pastoral; Abertura da Escola Diaconal com 45 candidatos; Ordenação de 1 novo Padre; Criação da Paróquia São Judas Tadeu (Angatuba).

2015 – Diocese assume diretamente a administração da Casa de Retiro “Betânia”; Criação de 2 novas Paróquias: Nossa Senhora Aparecida (Itapetininga) e Nossa Senhora do Pilar (Pilar do Sul); Ordenação de 2 novos Padres e 1 Diácono Permanente formado pela Escola diaconal.

2016 – Assembleia Ordinária Diocesana para a Aprovação do Plano Diocesano de Evangelização; Ordenação de 3 novos Padres; Criação da Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Fátima (Tatuí).

2017 – Celebração dos 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e Visita da Imagem Peregrina às Paróquias da Diocese; Visita Pastoral de três dias às 40 Paróquias da Diocese; Ordenação de 44 Diáconos Permanentes que concluíram a Escola Diaconal; Criação e Instalação do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Itapetininga; Ordenação de 1 novo Padre;

2018 – Celebração dos 20 anos da Diocese e 1 ano de instalação do Tribunal Eclesiástico Diocesano; Celebração dos 20 anos da Sagração Episcopal de Dom Gorgônio; Nomeação ao Episcopado do Pe. Manoel Ferreira dos Santos Júnior, Missionário do Sagrado Coração e filho desta Diocese. Dom Manoel foi empossado 3º Bispo da Diocese de Registro (SP); Elevação e instalação da Basílica Menor de São Miguel Arcanjo; Devolução das imagens centenárias de São Francisco de Assis e de São João Batista pelo Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba à Diocese de Itapetininga; Criação da Região Pastoral da futura Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Distrito do Gramadão); Ordenação de 2 novos Padres.

2019 – Nomeação ao Episcopado do Pe. José Benedito Cardoso, filho desta diocese. Dom Cardoso foi empossado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para Região Episcopal Lapa; Instalação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Distrito do Gramadão), em São Miguel Arcanjo; Inauguração da Fazenda da Esperança em São Miguel Arcanjo; Aniversário de 20 anos da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Seminário Diocesano São João Paulo II; Lançamento da pedra fundamental da praça Nossa Senhora dos Prazeres  em homenagem aos 250 anos de Itapetininga e da Padroeira da Diocese; Jubileu de 100 anos da Congregação das Irmãs Beneditinas de Tutzing; Ordenação de 2 novos Padres.

2020 – Papa Francisco reza pelo fim da pandemia; Dom Gorgônio preside a Santa Missa de Pentecostes e realiza a benção dos Santos Óleos, com a participação de Padres da Diocese; Seminarista João Victor dos Santos Silva, da Ordem dos Clérigos Regulares (Teatinos), é Ordenado Diácono na Basílica Sant’Andrea Della Valle, em Roma; Dom Gorgônio emite decretos sobre a Covid-19 conforme autoridades sanitárias; Seminaristas Ivan Carlos Rosa de Almeida, João Vitor de Carvalho Corrêa Sá Freire e Lucas Augusto Alves de Oliveira recebem a instituição dos Ministérios de Leitor e Acólito; Paróquia Bom Jesus de Alambari comemora 180 anos de instalação e é elevada à Santuário; Pe. Ivan Soares, toma posse como novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso de Paranapanema; Paróquia Santa Cruz de Tatuí, dá início ao seu Jubileu de Ouro; Missa de Ordenação Diaconal do seminarista Felipe Maurício Cavalheiro; Renovação Carismática Católica promove o 23º Cenáculo Diocesano. de forma on-line; Catedral Nossa Senhora dos Prazeres celebra 250 anos de instalação ;Seminaristas participam de um retiro de espiritualidade, orientado pelo Bispo da Diocese de Registro, Dom Manoel Ferreira dos Santos Jr; Aprovados 06 novos seminaristas que ingressarão oficialmente a casa de formação no ano de 2021; Diácono João Victor dos Santos Silva, CR foi ordenado Presbítero pela imposição das mãos do Bispo Diocesano Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga.