A Igreja celebra Dia do Nascituro nesta sexta-feira (08)

Nesta sexta-feira (08), toda a Igreja celebra o dia do Nascituro, que vem do Latim Nascituru – aquele que há de nascer. A data celebra o direito à proteção da vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio.

O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.

Desde 2005 a Igreja realiza entre os dias 1º a 7 de outubro a Semana Nacional da Vida, instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), culminando hoje com o Dia do Nascituro (08). É uma data fixa no calendário da CNBB.

A Comissão Vida e Família da CNBB destaca que:  “A atividade da Semana Nacional da Vida e do Dia do Nascituro é uma feliz iniciativa da Igreja. Busca ecoar na consciência, não só dos católicos, mas também de todos os homens e mulheres de nossa sociedade, o quão é necessário criar uma cultura da vida numa realidade que, muitas vezes, passou a considerar certas condições humanas como descartáveis”.

O Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – “A Alegria do Evangelho”, reafirma que a “defesa da vida está intimamente ligada à defesa de qualquer direito humano”.

Rezemos pela vida!