Rádio Conexão Católica

A MORTE FOI VENCIDA: À LUZ DO RESSUSCITADO SOMOS CHAMADOS A SER LUZ NO MUNDO

IMG_1229_William_FurtadoO terceiro e último dia do Tríduo Pascal celebrou a Luz do mundo, Jesus Ressuscitado, no último sábado, dia 4 de abril. Com uma pequena fogueira acesa, a Celebração da Luz teve início na Praça Duque de Caixas, em frente à Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga. Presidida por Dom Gorgônio e concelebrada pelo Pároco Pe. Reinaldo Machado Ramos, a vela do Círio Pascal de 2015 foi acesa, simbolizando Jesus Ressuscitado: a Luz do Mundo que venceu até a morte.

Na Benção do Fogo, o Bispo Diocesano orou à Deus que concedesse na Festa da Páscoa acender nos fieis tal desejo do céu, que possam chegar purificados à festa da luz eterna. Os fieis com suas velas acesas na chama do Círio adentraram a Igreja e proclamaram a Páscoa. Ainda com as luzes da Igreja, iniciou-se a liturgia da Palavra com sete leituras do Antigo Testamento (AT) e sete salmos foram cantados.

IMG_1267_William_FurtadoNa conclusão da Celebração da Luz, a oração conduzida pelo presidente da celebração declarou: “Que o mundo todo veja e reconheça que se levanta o que estava caído, que o velho se torna novo e tudo volta à integridade primitiva por aquele que é princípio de todas as coisas. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém”.

Com as luzes da Igreja acesas e o glória cantado, somos exortados por São Paulo, na última leitura da noite – carta aos Romanos 6, 3-11. “Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas; mas aquele que vive, é para Deus que vive. Assim, vós também considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus em Jesus Cristo”, afirmou Paulo aos Romanos. Assim, após a leitura do Evangelho, todos os fieis realizaram a Renovação das Promessas do Batismo.

Veja mais imagens da Celebração da Luz e Benção do Fogo em nossa Galeria de Fotos.

 

Fotos: William Furtado