Na próxima Quarta-feira (Cinzas), 18 de fevereiro de 2026, será oficialmente lançada no Brasil a Campanha da Fraternidade (CF) 2026, marcando o início do tempo quaresmal em toda a Igreja Católica. A campanha é realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e convida fiéis e comunidades a viverem um período de oração, conversão e compromisso com a realidade social do País.
A edição deste ano tem como tema “Fraternidade e Moradia” e o lema bíblico “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). Este enfoque parte do mistério da encarnação de Jesus Cristo que, ao assumir a nossa condição humana, escolheu habitar entre nós e o coloca como referência para a vida cristã que deve se traduzir em gestos concretos de amor e solidariedade.
A escolha do tema busca suscitar uma reflexão profunda sobre a moradia digna como direito humano fundamental, sobretudo em um contexto em que milhões de famílias em todo o país ainda enfrentam déficits habitacionais e condições precárias de habitação. Ao longo do tempo da Quaresma, a campanha estimula comunidades cristãs, pastorais e agentes sociais a pensar e agir em favor de políticas e iniciativas que garantam um lar seguro e digno para todas as pessoas.
A Campanha da Fraternidade segue o método pastoral de “ver, julgar e agir”, incentivando a olhar a realidade com os olhos do Evangelho, discernir à luz da fé e levantar ações concretas de promoção humana, justiça e fraternidade. Nesse sentido, os materiais e subsídios disponibilizados pela CNBB incluindo hinos, cartazes e roteiros de reflexão oferecem orientação para que paróquias, grupos e movimentos possam desenvolver atividades pastorais e comunitárias ao longo de todo o período quaresmal.
Além disso, a campanha estimula o engajamento de toda a sociedade, incluindo poder público e organizações civis para que juntos se promovam soluções duradouras no campo da habitação, reforçando que a fé cristã também se manifesta em ações que defendam a dignidade de cada pessoa.
A abertura da CF 2026 na Quarta-feira de Cinzas não foi apenas um marco litúrgico, mas um chamado claro à conversão pessoal e comunitária, lembrando que o amor de Cristo, que veio habitar entre nós, nos impulsiona a estender nossa solidariedade às pessoas mais vulneráveis, especialmente àquelas que convivem com a falta de moradia digna.
Conheça o Hino da Campanha da Fraternidade 2026.
