Notícia Destaque Notícias da Diocese

Social: Voluntários distribuem refeições para moradores de rua em Itapetininga

Uma ação social realizada por um grupo de voluntários da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga, oferecem café da manhã e almoço para moradores que se encontram em situação de rua e também para algumas famílias carentes do município. Essa obra já acontece há cinco anos.

As refeições são distribuídas de segunda a sábado na Comunidade Santo Antônio, localizada no centro da cidade. A ação atende em média 90 pessoas por dia. O café da manhã começa a ser servido a partir das 8h, já a distribuição do almoço sempre a partir do meio dia.

Toda arrecadação dos alimentos acontece por meio de doações,  maioria delas, pessoas anônimas que se preocupam com o bem do próximo. Os voluntários começam os trabalhos diários a partir das 6h, e preparam tudo com muito carinho. A cada dia é servido um cardápio diferente. Para o café da manhã, os moradores recebem café com leite ou achocolatado e pão. Antes de cada refeição, os voluntários juntamente com os moradores fazem uma oração em agradecimento a Deus.

Sr. Ronaldo, um dos responsáveis pelo projeto, conta que antes da pandemia, era realizado um cadastro dos moradores, de modo que a equipe teria um controle da quantidade de alimentos para preparar. “Hoje por conta da situação em que estamos passando, o cadastro foi temporariamente  suspenso, e somente basta que os beneficiados cheguem no horário da entrega para receber a sua refeição, diz

A equipe de voluntários também comentam que além das refeições diárias, cestas básicas também são oferecidas para famílias carentes, destacando que desde início da pandemia, cerca de mil cestas básicas já foram distribuídas.

Pensando no bem estar dos moradores de rua e famílias em situação de vulnerabilidade, toda a primeira quarta-feira do mês, uma equipe médica atende esses moradores, com a realização de campanhas de vacinação e cuidados preventivos de saúde. Esse atendimento também acontece nas dependências da Comunidade Santo Antônio.

Seja um voluntário ou colabore com essa obra social. Entre em contato na secretaria paroquial da Catedral e agende uma conversa com Pe. Reinaldo Machado Ramos.

Equipe de voluntários do projeto: Ronaldo, Francisco, Luiz, Alexandre e Célia.
Cerca de 90 refeições prontas para entrega.

Cardápio desta segunda-feira (06).

Moradores se organizam em fila para receber a refeição.

Samuel Medeiros

Conheça também: