Rádio Conexão Católica

AGENTES DA PASTORAL DA SAÚDE E ACOLHIDA RECEBEM TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS EM FORMAÇÃO

josé-macedo-coordenador-ps
José Macedo, coordenador diocesano da Pastoral da Saúde

Agentes da Pastoral da Saúde e Acolhida participaram de um Encontro Diocesano de Formação realizado na Paróquia São Roque, em Itapetininga. Promovido pela Pastoral da Saúde, o encontro teve como objetivo orientar os agentes no atendimento aos fieis dentro da Igreja e também em suas casas ou comunidades, explica o coordenador diocesano da Pastoral, José Macedo. Cerca de 50 agentes estiveram presentes no encontro. A formação contou com treinamento de ressuscitação e engasgamento coordenado pela equipe do Samu.

diácono-calil-fotoValdomiroDonizeteMoraes
Diácono Calil fala aponta dados sobre a saúde dos brasileiros

Na parte da manhã, o Diácono João Calil Vieira de Camargo iniciou a formação falando sobre o tema “Exercendo a Cidadania”. Em sua palestra, conta o coordenador, Calil apontou dados como: o número estimado de habitantes no Brasil (cerca de 200 mil) e que destes, 78% são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS); 22% possuem planos de saúde e 0,1% usam de forma particular.

Segundo José Macedo, as informações apresentadas aos agentes são importantes para os agentes no sentido de ter conhecimento sobre a situação da saúde dos brasileiros. “A Pastoral da Saúde atua em três dimensões: solidária, realizando visitas aos hospitais e famílias; comunitária, realizando a prevenção com parcerias junto ao Governo em campanhas de vacinação e doação de sangue (por ex.) e, político-institucional, onde estes agentes são inseridos nos Conselhos Municipais de Saúde para reivindicar e apontar soluções para a saúde da população.

diácono-vicente_fotoValdomiroDonizeteMoraes
Diácono Vicente trata sobre o cuidado com os doentes

Na sequência, o Diácono Vicente de Paulo Nogueira – membro atuante no Hospital das Clínicas no tratamento de pessoas com câncer e especialista em doenças terminais – tratou o tema “O amor nas visitas aos doentes”, testemunhando sobre o trabalho que realiza em uma clínica em que atende mais de 60 idosos que sofrem de doenças terminais.

equipe-samu-treinamento
Equipe do Samu ensina ressuscitação à agente

Para o coordenador da Pastoral da Saúde, José Macedo, o ponto alto da formação foi o treinamento de ressuscitação aplicado pela equipe do Samu de Itapetininga. “É de extrema necessidade ter conhecimento de primeiros socorros. Sabemos de dois casos de pessoas que estavam na missa e sofreram parada cardíaca. Por isso, os agentes das Pastorais da Saúde e Acolhida precisam conhecer os procedimentos, e se caso houver necessidade, iniciar os primeiros socorros em casos de parada cardíaca ou engasgamento em crianças e adultos”, informou José.

 

Fotos: Pastoral da Saúde/Valdomiro Donizete de Moraes