Após 2 anos, fiéis voltam a celebrar a Semana Santa de forma presencial

Após dois anos, os fiéis puderam participar presencialmente das celebrações da Semana Santa. Em 2020 e 2021 as Missas aconteceram de forma virtual devido a pandemia da Covid-19. Isso foi possível devido ao controle sobre a doença e o avanço da vacinação em todo país.

Todas as Paróquias da Diocese de Itapetininga, ficaram repletas de fiéis que puderam participar de todas as celebrações que marcaram a Semana Santa, entre elas, a via sacra, procissões, encenações e Missas. A programação da Semana Santa teve início no dia 10 de abril com  o Domingo de Ramos e seguiu até o Domingo de Páscoa, dia em que celebramos a ressurreição do Senhor.

Celebração Domingo de Ramos – Catedral Diocesana

A Semana Santa é um momento sagrado para os cristãos. Nela se comemoram os mistérios da salvação a partir da recordação da última semana da vida de Jesus Cristo. A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-Feira Santa (dia da crucificação e morte de Jesus) e termina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo.

Tríduo Pascal é o momento mais importante da Semana Santa, já que representa a salvação humana e a renovação da vida. Ele começa na Quinta-Feira Santa e termina no Domingo de Páscoa. O Tríduo estabelece a ligação entre o fim da Quaresma e a Páscoa.

Durante a Semana Santa, os cristãos relembram as ações e refletem sobre as mensagens de Jesus Cristo. Também é o tempo em que os cristãos renovam sua fé e seu compromisso de viver de acordo com os ensinamentos de Cristo.

Confira como foi a semana Santa em nossa Diocese.

Fotos: Pascom