Rádio Conexão Católica

Arte e misericórdia unidas para ajudar hospital pediátrico na África

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (6) pela Secretaria para a Comunicação (Spc) da Santa Sé, recursos oriundos de uma iniciativa de beneficência serão destinados ao hospital pediátrico de Bangui, na República Centro-Africana, a pedido do Papa Francisco, que visitou o local durante a sua viagem ao país. O projeto solidário é intitulado “Christo’s box. Entre arte e misericórdia. Um presente para Bangui”.

Com a venda de trezentas caixas contendo, cada uma, uma série sobre os Museus Vaticanos em Dvd, produzida pelo Centro Televisivo Vaticano (CTV) e pela Secretaria para a Comunicação, e empacotada com a técnica do artista búlgaro Christo, foram arrecadados mais de 650 mil reais. As réplicas da obra que ilustraram todas as caixas foram numeradas e autografadas pelo próprio artista.

“A arte e a misericórdia se uniram numa obra concreta, um gesto compartilhado por todos aqueles que apoiaram o projeto”, diz a nota da Secretaria para a Comunicação que informa ainda que os recursos arrecadados foram entregues a Francisco em 20 de janeiro de 2017. “O Papa recebeu a doação com grande entusiasmo e insistiu no desejo de amparar o hospital dedicado às crianças pobres, sem distinção de religião, porque todas as crianças têm necessidade de cuidados e de atenção”.

No final de novembro de 2015, durante a sua viagem à República Centro-Africana, Papa Francisco ficou impressionado pelo fato de que àquele hospital pediátrico faltasse uma infraestrutura para o oxigênio e a reanimação dos pequenos doentes.