Notícia Destaque Notícias da Diocese

Basílica de São Miguel Arcanjo celebra novena em honra ao Padroeiro

A Basílica de São Miguel Arcanjo, da cidade de São Miguel Arcanjo, comemora a festa de seu padroeiro no dia 29 de setembro. A festa dos Santos Arcanjos – São Gabriel, São Rafael e São Miguel  é celebrada em toda Igreja Católica. Entre os três Arcanjos, São Miguel destaca-se como o Príncipe da Milícia Celeste, por sua missão de proteger os fiéis nas lutas contra satanás e seus anjos do mal.

Este ano , na qual fomos impactados devido a pandemia do Covid-19, algumas mudanças foram necessárias para a realização da festa. Visando o bem de todos os devotos durante o período das festividades, a Basílica em diálogo com a Prefeitura Municipal tomaram algumas decisões de forma oficial.

Estamos na fase amarela do Plano SP,  na qual permite um número limitado de fieis nas celebrações eucarísticas. Portanto, durante todos os dias da novena haverá diversos horários de Missa.

Nos dias 23, 24, 25, 26 e 28 de setembro, as  missas serão celebradas nos seguintes horários: 9h30, 14h30, 17h e 19h30. Já no domingo (27),  haverá missa em seis horários; 7h, 9h30, 12h, 14h30, 17h e 19h30. Na terça-feira (29), seis missas também serão presididas nos horários das 7h, 9h, 11h, 13h, 15h e 17h.

Para participar das Missas, é obrigatório o agendamento na secretaria paroquial, através dos telefones:  (15) 3279 4141 ou (15) 99668 4141  com 5 dias de antecedência.

Em atendimento as diretrizes do Plano SP de retomada, na qual orienta a não realização de eventos que geram aglomerações neste período, a Prefeitura e o Comitê de Enfrentamento da Pandemia do Novo Corona Vírus estabeleceu que este ano de 2020 não se deve acolher grupos de pessoas que venham a pé , de bicicleta, de ônibus ou de van . Portanto nesta edição da festa, não haverá a benção dos ciclistas e nem corrida de rua , pois tais atividades gerariam aglomerações.

Para evitar aglomeração na cozinha e pensando na saúde dos voluntários, este ano não será realizada  a tradicional quermesse, mas haverá uma praça de alimentação terceirizada, seguindo as orientações e normas das autoridades sanitárias.

No domingo (27), acontece a benção dos veículos e motoristas, saindo do Cruzeiro a partir das 15h. Na terça-feira (29), Dia do padroeiro, uma carreata levando a imagem de São Miguel Arcanjo,  sairá pelas ruas da cidade. A  concentração será as 18h em frente a Basílica.

Segundo a tradição judaico-cristã, foi Miguel Arcanjo quem, no combate primitivo dos anjos de Lúcifer contra os anjos de Deus, gritou “Quem como Deus!” – significado do nome, Miguel – e saiu vitorioso contra o anjo das trevas. A partir de então, esse Arcanjo  foi tomado como protetor contra as tentações e lutas com o espírito mal.

A Igreja Católica tem forte devoção a São Miguel devotando a ele uma quaresma , especialmente para súplica de sua intercessão e proteção. A Basílica de  São Miguel é a única no Brasil dedicada ao Arcanjo. O Vaticano concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário de São Miguel Arcanjo, em 21 de junho de 2018.

Deus abençoe a todos e que São Miguel Arcanjo esteja ao nosso lado nas lutas e batalhas de cada dia“. Pe. Márcio Giordany Costa de Almeida, Reitor da Basílica.

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto