Notícia Destaque Notícias da Diocese

Basílica Santuário de São Miguel Arcanjo promove grupo de estudo à Consagração de Nossa Senhora

No período de 20 de julho à 07 de setembro, o Padre Márcio Giordany Costa de Almeida, Pároco da Basílica Santuário São Miguel Arcanjo da cidade de São Miguel Arcanjo, estará ministrando um curso preparatório sobre a Consagração à Nossa Senhora. O grupo de estudo será através do método de São Luis Maria Grignion de Montfort.

Todas as segundas-feiras, um vídeo será publicado na plataforma do Youtube, abordando o tema “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem“, e em seguida acontecerá 3 aulas preparatórias por semana até a consagração. As aulas serão realizadas nos dias 19 e 26 de setembro e 03 e 06 de outubro. A Consagração ocorrerá no dia 12 de outubro, dia que celebramos Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país.

Para participar ou obter mais informações entre em contato através dos links abaixo:

Telegram: https://t.me/joinchat/RlRNDh0pRBoRPAIMeKVnbw 

 Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/HhFF0Th1TUFAWYYUXJnEn6

 

Por que fazer a consagração pelo método de São Luís Maria?

O método de consagração de São Luís Maria não é novo nem mesmo original. Foi o próprio Jesus Cristo que, aos pés da cruz, como que num testamento espiritual, confiou-nos à sua Mãe Santíssima e quis que nos confiássemos a ela (cf. Jo 19, 25-27). A partir deste fato, desde os primórdios da Igreja, os cristãos eram formados para entregar-se inteiramente aos cuidados da Virgem Maria. A partir disso, homens sábios e santos a desenvolveram e a formularam a teologia, mais especificamente a mariologia, dessa entrega a Jesus por Maria.

No final do século XVII, São Luís de Montfort tem contato com a doutrina mariológica da consagração existente na época, à qual acrescentou algumas contribuições importantes. Essa mariologia de São Luís nos ajuda a compreender com mais profundidade a consagração e a sua importância em nossas vidas. No seu livro: “O Segredo de Maria”, temos como que um esboço de suas formulações sobre a consagração. Em 1712, o Santo desenvolveu e formulou, a partir de elementos já existentes, o seu método definitivo de consagração, que nos foi transmitido no “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”.

O método de Luis Maria Grignion de Montfort é o resultado de uma mariologia sólida, desenvolvida através dos séculos, que teve a sua formulação final inspirada pelo Espírito Santo para os tempos difíceis que viriam.

Este método foi testado e aprovado pelos fiéis da Igreja Católica nos últimos três séculos. Nesse período, muitos santos se consagraram a Santíssima Virgem pelo método de São Luís Maria. Dentre eles, citamos: Santa Teresinha do Menino Jesus, São João Bosco, São Pio de Pietrelcina e São João Paulo II. Este último, o mais ilustre e recente deles, foi o maior propagador da consagração a Jesus por Maria dos últimos tempos.

O método é seguro, pois foi testado na vida dos santos e aprovado pela Igreja. Sendo assim, se queremos trilhar esse caminho seguro de santificação, nos consagremos por esse método, inspirado por Deus aos seus santos.

 

PALAVRA DO BISPO

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto

FACEBOOK