Rádio Conexão Católica

Belo Horizonte ganha dois bispos auxiliares

A Arquidiocese de Belo Horizonte ganha dois novos bispos auxiliares. Quarta-feira (21/12), o Papa nomeou os Padres Geovane Luís da Silva  e Otacílio Ferreira de Lacerda para ajudarem Dom Walmor de Azevedo na condução da arquidiocese.

Dom Geovane Luís da Silva

Dom Geovane Luís da Silva nasceu em 1971 em Carandaí, arquidiocese de Mariana (MG), onde fez o percurso de estudos de Filosofia e Teologia. Em seguida, obteve o mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e se especializou em Cultura e Arte Sacra na Universidade Federal de Ouro Preto (MG).

Depois de ordenado sacerdote em 1997, foi vigário paroquial, pároco, formador, Diretor de Teologia no Seminário Maior e Diretor do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, em Mariana. Atualmente ensina Teologia Sacramental e Liturgia no Seminário Maior; é Vigário Episcopal da Região Sul, é membro do Conselho Episcopal e do Colégio dos Consultores; além de Pároco de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG).

Dom Otacílio Ferreira de Lacerda

Dom Otacílio Ferreira de Lacerda nasceu em 1960 em Itapiruçu, diocese de Leopoldina (MG). Estudou Filosofia, Teologia e Ciências Sociais em São Paulo. Também seguiu um curso sobre a realidade amazônica em Manaus.

Foi ordenado sacerdote em 1988 para a diocese de Guarulhos (SP), e ali permaneceu como Vigário paroquial e pároco, Superintendente da Caritas Diocesana; Administrador paroquial, coordenador da Pastoral ad intra; Assessor da Pastoral da Juventude. Desempenhou ainda vários outras funções no âmbito daquela diocese, antes de trabalhar durante dois anos como sacerdote fidei donum na Diocese de Ji-Paraná (RO). Atualmente é pároco de Santo Antônio em Guarulhos (Gopoúva) e Vice-Ecônomo diocesano.